Você já teve vontade de ‘se jogar’ em uma aventura capaz de marcar sua vida? O sul-mato-grossense Daniel Palomares, 51 anos, decidiu fazer a viagem dos seus sonhos em seu motorhome. Saindo de Bela Vista, no interior de Mato Grosso do Sul, ele pretende cruzar a América Latina e do Norte para chegar ao seu destino: o Alasca.
A viagem é um sonho de criança, mas para ser cumprida à risca precisava ser de carro. Daniel conta que já esteve nos EUA antes, mas fez a viagem de avião. Contudo, a sua paixão mesmo é por estrada e aventura, tanto que há anos faz viagens longas de moto pelo Brasil.
“Desta vez, decidi realizar um antigo sonho de criança: pegar a estrada até os EUA com meu carro, uma SW4 que adaptei como um minimotorhome. Além disso, sigo muitos viajantes que fazem esse percurso de motorhome, e sempre achei incrível a liberdade e as experiências que esse tipo de viagem proporciona”, conta.
O destino final foi uma escolha que considerou as paisagens do local e possibilidade de visitar dois grandes amigos de infância. Assim, essa jornada também une a realização de sonhos e oportunidade de reencontro com pessoas queridas.
“Escolhi o Alasca justamente por ser um lugar único, que mistura natureza exuberante com um toque de tecnologia e infraestrutura. Amo esse contraste de montanhas, florestas, animais selvagens, mas também com estrutura para receber viajantes. Além disso, aproveitarei a viagem para visitar dois grandes amigos de infância que moram em Boston, nos Estados Unidos”, explica.
Carro foi adaptado para virar um motorhome
O percurso será todo feito com o carro de Daniel, uma Toyota SW4 flex, que foi adaptada para se tornar um minimotorhome. Nela, é possível dormir, cozinhar e descansar com conforto durante a viagem. Uma parte importante da viagem é a bicicleta, que o viajante levara para fazer exercícios diários ao longo do caminho.
“A única parte em que o carro não pode seguir por terra é no Estreito de Darién, entre a Colômbia e o Panamá. Nesse trecho, terei que embarcar o carro em um navio para cruzar até o Porto do Panamá, onde começa oficialmente a América do Norte”, diz Daniel.
A aventura tem data para começar: no dia 10 de junho. Daniel partirá de Bela Vista (MS), passará em Campo Grande para se despedir dos filhos, e seguirá viagem. Da capital, a próxima parada será Cuiabá, seguida de Porto Velho, Manaus, Boa Vista, até entrar na Venezuela.
“Depois, sigo para a Colômbia, onde atravessarei o Estreito de Darién com o carro embarcado em um navio até o Panamá. De lá sigo por San José, na Costa Rica, depois Honduras, Guatemala, México, até entrar nos EUA por Laredo. A partir daí, planejo passar por cidades como Nova Orleans, Washington, Nova York e finalizar essa grande jornada em Boston, Massachusetts, onde moram dois amigos de infância”, explica.
Depois de reencontro com amigos, viajante segue para o Alasca
Depois de alguns dias de descanso e reencontro com seus amigos em Boston, Daniel dará sequência à aventura rumo ao Canadá, até chegar ao Alasca. Essa será a etapa mais desafiadora da viagem, pois apesar de passar por paisagens incríveis, os trechos são longos e mais isolados. “É realmente o ponto alto desse sonho que venho alimentando há anos”, conta com alegria.
A viagem será feita toda sozinha, portanto será também uma jornada de autoconhecimento. Recém-divorciado, Daniel resolveu tirar um ano sabático para viver essa aventura com mais liberdade. Apesar de receber muito apoio de amigos e familiares, sabe que será um desafio superar a distância de quem ama.
“Meus filhos, irmãos e meus pais estão torcendo por mim e me incentivando bastante. Eles veem essa viagem como um verdadeiro recomeço de vida. Meus amigos também estão na torcida, me dando força, fé e palavras de incentivo para que tudo dê certo. Esse suporte emocional tem sido fundamental para eu seguir com coragem nesse projeto. Mas acredito que meu maior desafio nessa viagem será lidar comigo mesmo, superar a distância da família e enfrentar momentos de solidão”, conta.
Mesmo com todas as incertezas de se aventurar dessa forma, Daniel conta ao Jornal Midiamax que está empolgado com o projeto. Isso porque irá conhecer lugares novos e ter experiências que devem marcar sua vida para sempre. “Se tudo correr como planejado, devo começar essa jornada por volta do dia 10 de junho”, planeja.
Viagem foi planeja por dois anos
O projeto vem sendo idealizado há dois anos, mas só agora, após o divórcio, o viajante decidiu colocá-lo em prática. Para se planejar, Daniel contou com ajuda de influenciadores que também pegam estrada no motorhome. As dicas da internet foram, então, essenciais para agilizar as documentações e fechar a rota que será seguida.
“Isso foi essencial para reunir informações sobre documentos, vistos, exigências de cada país e toda a logística envolvida. A inspiração, no entanto, sempre veio de dentro. Desde moleque eu já fazia pequenas viagens de bicicleta entre cidades vizinhas, e já naquela época sonhava: ‘um dia ainda vou até os Estados Unidos de carro’. Agora chegou a hora de transformar esse sonho em realidade”, diz.
A ideia é ficar cerca de um ano na estrada. Desse período, seis meses serão nos Estados Unidos para explorar o caminho e percorrer rotas, como a famosa Rota 66. A volta, no entanto, será por Miami, onde despachará o carro em um navio.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!