Um dos cartões-postais de Campo Grande, o Monumento dos Tuiuiús, localizado em frente ao Aeroporto Internacional, já chegou na reta final de revitalização. A estátua ficou parcialmente destruída, após um temporal que atingiu a capital no final de 2023.
A obra de revitalização está sendo conduzida pelo artista plástico Cleir Avila, em parceria com o Sicredi de Mato Grosso do Sul e a Aena, gestora do aeroporto. A previsão é de que o monumento seja entregue no fim de julho.
Até o momento, a escultura já conta com a estrutura principal praticamente concluída. Assim, as etapas de acabamento foram iniciadas. Segundo Cleir, o ritmo acelerado dos trabalhos permitiu que as obras cumprissem o cronograma dentro do prazo estipulado.
“A obra está bem encaminhada, dentro do prazo e até adiantada. Está ficando perfeita, tanto na restauração quanto na parte estrutural. Já estamos colocando tela em uma parte da asa e aplicando o zarcão, que é a base para a finalização”, explicou.
Até esta sexta-feira, o projeto deve ter a estrutura totalmente montada e soldada, deixando a ave praticamente pronta. A partir disto, restará apenas a aplicação do concreto e argamassa. “A revitalização das outras duas esculturas será rápida, graças ao trabalho bem planejado”, diz Cleir.

Obra inclui reconstrução de três esculturas
O processo inclui a reconstrução das três esculturas de tuiuiús – Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo. A restauração preserva a simbologia original da obra, que há 25 anos homenageia o Pantanal e se tornou um cartão-postal de Campo Grande.
O design representa a conexão entre a natureza e a aviação, com as aves simbolizando posições de pouso, decolagem e abastecimento de aeronaves. Aliás, retratar a natureza é a marca registrada de Cleir.
O artista plástico assina outras obras na capital que celebram a fauna e flora do Cerrado. Sua parceria com o Sicredi inclui a revitalização de outros marcos, como o Painel da Arara Azul (Edifício Exceler), os Painéis da Arara Vermelha e Papagaio Verdadeiro (Edifício 26 de Agosto) e a Praça das Araras.
Ventania durante temporal derruba escultura de tuiuiú
Temporal com ventania que chegou a 57,4 km/h deixou um rastro de destruição no Aeroporto Internacional de Campo Grande, no dia 3 de dezembro de 2023. Um dos tuiuiús da escultura em frente ao local não aguentou a força do vento e caiu.
O incidente ocorreu dois meses após o aeroporto de Campo Grande ser entregue à iniciativa privada — desde outubro de 2023, a unidade está sob gestão da Aena Brasil, bem como os aeroportos de Ponta Porã e Corumbá.
O monumento, que ficou parcialmente destruído, passou cerca de um ano coberto por uma lona. Até dezembro de 2024, as negociações para a revitalização da obra ainda estavam em fase de negociação. Assim, a revitalização começou de fato em abril de 2025, com previsão de entrega para julho deste mesmo ano.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***