Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com 20 toneladas de linguiça, 29ª Festa da Linguiça de Maracaju terá várias atrações a partir de sexta

Anualmente, cerca de 30 mil pessoas prestigiam os três dias da festa em Maracaju
João Ramos -
festa da linguiça de maracaju
Festa da Linguiça de Maracaju foi criada em 1994 - (Fotos: Divulgação, Redes Sociais)

A 29ª edição da Festa da Linguiça de começa nesta sexta-feira, dia 2 de maio, e vai até domingo, dia 4. O evento tradicional no Estado de será realizado no Rotary Club do município de Maracaju, localizado a 160 quilômetros da capital .

A Festa faz parte da Rota MS Gastronômica e terá várias atrações culturais organizadas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Este ano, a celebração contará com o show do cantor Henrique Souza na abertura, dia 2. No sábado, dia 3, será a vez da artista Vivi Ajala subir ao palco.

Para entreter a criançada, o grupo Batucando Histórias fará apresentações em todos os dias da programação. No sábado, às 15h, e no domingo, às 14h, a festa contará com apresentação de da coreografia Blitz, com direção de Pamela Neitzke. Além disso, no sábado e no domingo, as crianças vão poder se divertir em brinquedos infláveis.

Completando o circuito cultural, o evento terá exposição e comercialização do artesanato sul-mato-grossense com a Casa do Artesão itinerante. Haverá também a Demonstração de Modelagem em Argila dos Bichos do Pantanal com o Mestre-Artesão Rodrigo Avalhães, nos dias 2, 3 e 4 de maio, das 16h às 20h, no estande de artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Tradição da Festa da Linguiça de Maracaju

A Festa da Linguiça de Maracaju foi criada em 1994 e nasceu de um projeto do Rotary Club que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Com o passar dos anos, o evento foi se consolidando e ultrapassou as fronteiras regionais, atraindo turistas de várias partes do país e fora dele.

Logo, o conceito gastronômico se juntou a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, fazendo da festa um dos principais eventos turísticos do Mato Grosso do Sul.

O lucro obtido com a realização da festa é destinado a entidades assistenciais que prestam algum tipo de serviço para a sociedade. Hospital, , casas de amparo a idosos, crianças e adolescentes, banco de auxílio a cadeirantes são alguns dos segmentos assistidos com recursos arrecadados pelo evento.

A famosa linguiça de Maracaju

Criado por famílias que vieram do triângulo mineiro, o preparo da Linguiça de Maracaju é 100% sul-mato-grossense e conserva os cortes nobres das carnes, deixando os demais para o preparo de outros pratos.

Anualmente, cerca de 30 mil pessoas prestigiam os três dias de festa. São confeccionadas cerca de 20 toneladas de linguiça, consumidas no local e comercializadas in natura no município.

Sobre a Rota MS Gastronômica, o objetivo é potencializar a vocação natural de cada município, chamando a atenção para suas festas tradicionais. A partir de um cadastro prévio, as festas entram para o calendário anual, com divulgação em todas as mídias governamentais e também por meio de parcerias privadas.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Empregos - Imagem ilustrativa

Trabalhadores de MS poderão buscar vagas de emprego e qualificação por meio de aplicativo 

Bares e restaurantes podem usar o espaço da calçada? Entenda as regras em Campo Grande

Papa francisco

Papa Francisco deixou texto inédito com conselho para casais

Skywalker: MS é alvo de operação baiana contra rede interestadual ligada ao tráfico de drogas

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Empresário é preso com armas e munições em escritório em Campo Grande

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressista forma ‘bloco forte’

As bolsas mais marcantes do desfile Cruise 25/26 da Chanel

Últimas Notícias

Sem Categoria

Argos: Segunda fase da operação que mira traficantes em MS termina com oito presos

A primeira fase da operação ocorreu em Jardim

Polícia

Mulher é agredida com socos e apedrejada pelo companheiro que vai preso no Tijuca

Vítima pediu medida protetiva contra o companheiro na manhã desta quarta-feira (30)

Cotidiano

Poder Judiciário terá atendimento apenas em regime de plantão de 1º a 4 de maio

Plantão do judiciário termina ao meio-dia de segunda-feira, dia 5 de maio

Cotidiano

MS teve 37.083 admissões em postos de trabalho de carteira assinada em março

Dados do Novo Caged compreendem o número de admissões e o número de desligamentos de postos de trabalho no mês, entre outros