O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Mato Grosso do Sul trazendo sessões ao ar livre gratuitas, com direito a pipoca, para a população. Desta vez, a programação será comandada pelo CineSolarzinho, versão voltada ao público infantil do projeto, na cidade de Batayporã, distante 246 quilômetros da Capital.
As sessões serão realizadas na sexta-feira (12), a partir das 18h, na Escola Anízio Teixeira da Silva (Polo), com várias atividades para todas as idades. Na telona, serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Arca de Noé”. A entrada é livre, não precisa de ingresso. Os filmes contam com recursos de acessibilidade.
Esta é a 5ª edição do CineSolarzinho, viabilizada pela Lei Rouanet, de Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio de empresas de iniciativa privada e da Prefeitura Municipal de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O circuito itinerante é realizado pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A gerente de desenvolvimento social e planejamento da Auren Energia, uma das empresas parceiras, destaca que iniciativas como o CineSolar vão além do entretenimento, oferecendo também conhecimento, cultura e reflexão sobre temas essenciais, como a preservação do meio ambiente, por exemplo.
“Por meio de ações como essa, conseguimos despertar o olhar para a importância de cuidar da natureza e inspirar atitudes conscientes no dia a dia, sempre reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar das pessoas”, diz Raquel.
Para viabilizar a diversão, o circuito conta com o ‘furgão’, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e as banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.
Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Conforme a idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, o projeto nasceu da vontade de levar o cinema para as crianças, de forma lúdica, gratuita e sustentável, sendo uma maneira de ampliar horizontes, estimular a criatividade e fortalecer a cultura desde a infância. “O CineSolarzinho foi criado exatamente com esse propósito: proporcionar uma experiência que une arte, educação e meio ambiente, despertando novos olhares para o mundo”, explica Cynthia.
O Circuito está sendo realizado em sete cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidas três oficinas.
Nesta edição do CineSolarzinho, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada pelo Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes), responsável pelo Festival comKids. As sessões divertidas, repletas de cores e aventuras, apresentam filmes que despertam a curiosidade das crianças sobre o mundo animal e a natureza, promovendo a resiliência e a diversidade em todas as suas dimensões.
Serviço
- Data: Sexta-feira, 12 de setembro
- Horários: 18h – 1ª sessão: curtas “Vamos Cuidar do Planeta!” / 19h – 2ª sessão: filme “‘Arca de Noé”
- Entrada: gratuita
- Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
- Local: Escola Anízio Teixeira da Silva (Polo), localizada na Avenida Brasil, nº 1350, em Batayporã (MS)
- Local em caso de chuva: Ginásio Municipal Frederico Kruger, localizado na Rua Joaquim Antônio da Silva, Vila Antonia Nantes
1ª sessão – ‘Vamos Cuidar do Planeta!‘
(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)
- ‘Um Ciclo Incrível’ (Senha Verde) – Direção: Mariano Saban – Argentina/2014 – Live-action/Não ficção – Duração: 4min02seg.
Carmem vive perto do parque Avellaneda, na Cidade de Buenos Aires. Ela gosta de visitar a horta orgânica que tem lá, onde aprendeu a fazer a compostagem caseira. E, agora, ela nos ensina a fazer e nos conta como funciona o “ciclo da abóbora”.
- ‘Planeta Darwin’ – Direção: Esteban Gómez – Chile/2020 – Animação/Ficção – Duração: 5min.
O sapo Darwin é muito curioso e explora o mundo ao seu redor, aprendendo sobre cuidados ambientais, o que fazer em caso de desastres e como enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Darwin olha para as notícias de que eventos climáticos extremos ocorrem em diferentes partes do mundo relacionados às mudanças climáticas e percebe que isso também afeta seu próprio meio ambiente.
- ‘O Resgate do Brejinho’ – Direção: Beth Carmona e Thaisa Oliveira – Brasil/2024 – Live-action/Não ficção – Duração: 6min.
Thalles é um garoto do interior do Brasil que ama os animais e a fazenda da família. Quando seu irmão descobre que uma nascente local está ameaçada pela poluição, eles decidem criar um mutirão para ajudar a natureza.
- ‘A Mosquita Fobada’ – Direção: Claudio Chocolate – Angola/2021 – Animação/Ficção – Duração: 5min16seg.
Um pequeno mosquito que está com muita fome procura por sangue para saciar sua fome, mas as crianças angolanas lutam bravamente contra a picada.
- ‘Renata e os Problemas – Vamos Economizar Água’ – Direção: Andrea Cordones – Chile/2022 – Animação/Ficção – 5min01seg.
Renata quer se tornar uma youtuber e pede a seus seguidores que a ajudem a resolver os problemas matemáticos de seus amigos.
- ‘Pássaro Cúbico’ – Direção: Jorge Alberto Veja – Colômbia/2019 – Animação/Ficção – Duração: 9min19seg.
Um pequeno pássaro que nasceu dentro de uma gaiola e que, após um sonho, sente o grande desejo de voar. Determinado a alcançar suas vontades, ele se transforma em um passarinho cúbico, a fim de escapar das amarras da gaiola.
- ‘Óleo que Vira Sabão’ (Senha Verde) – Uruguai/2014 – Live-action/Não ficção – Duração: 3min21seg.
Ludmila aprendeu muitas coisas sobre a proteção ao meio ambiente na associação de vizinhos “Vila Esperança”, entre elas, como separar o lixo conforme sua categoria. Porém, há um problema: o óleo usado não pode ser classificado em nenhuma dessas categorias. Com muita criatividade, Ludmila transforma o óleo velho em algo útil.
- ‘Penguin and Whale’ – Direção: Ezequiel Torres, Pablo Roldán – Argentina/2020 – Animação/Ficção – Duração: 2min40seg.
O aquecimento global extremo deixou o pequeno pinguim sem um lugar pra morar. Sua amiga, a Baleia, sai em busca de um novo lar para o Pinguim, mas, dia após dia, o calor a impede de chegar a tempo com a solução. Talvez o trabalho em equipe com outros animais possa alcançar esta missão.
- ‘Uma Menina, um Rio’ – Direção: Renata Martins – Brasil/2025 – Animação/Ficção – Duração: 7min23seg.
Seguindo o fluxo incessante de um rio, uma menina inicia sua jornada de descobertas ao acompanhar suas águas. A cada passo, o curso do rio reflete sua própria transformação: da infância à adolescência, da juventude à maturidade. Entre brincadeiras, encantamento e encontros, ela testemunha a abundância da natureza, a força da fertilidade, os sinais do tempo e do desgaste da vida. O peso das memórias, assim como os resíduos que marcam o rio, acumula-se. Ao final do percurso, já idosa, entrega-se ao oceano, encerrando o ciclo da existência com a serenidade de quem se deixa levar pela correnteza, ciente de que o mar é o destino de todas as coisas.
- ‘Lupita pelo Mundo – Amazônia’ – Direção: Estêvão Queiroga, Glaubert Oliveira e Humberto Rodrigues – Brasil/2020 – Animação/Ficção – Duração: 2min14seg.
Lupita e seus amigos Chip e Bobo decidem explorar o pulmão do Mundo, a Amazônia! Lá, eles observam as plantas, os animais, navegam pelas águas que cercam esse lugar poderoso e abundante. Ao final, Lupita entende que esse lugar é de todos nós e por isso é nosso dever cuidar e proteger.
- ‘Voa’ – Direção: Carlos Gómez-Mira Sagrado – Espanha/2020 – Animação/Ficção – Duração: 15min15seg.
Um pássaro tem uma asa atrofiada que o impede de migrar, mas tudo muda no dia em que Pío-Pío aparece.
2ª sessão
- ‘Arca de Noé’ – Direção: Sérgio Machado e Alois Di Leo – Brasil – 2024 – Aventura/Musical – 1h35m – Livre.
Vini é um ratinho poeta muito tímido, enquanto Tito é um grande músico. Os dois sonham em espalhar alegria com suas canções, mas o dilúvio acaba com todos os seus planos. Assim, os dois armam um plano mirabolante para entrar na arca de Noé. É necessário baixar o app MovieReading para assistir com os recursos de acessibilidade.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)