Reunindo mais de 120 jovens atletas, Campo Grande é palco mais uma vez do Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas. Em sua 3ª edição, o campeonato reúne times de municípios de Miranda, Aquidauana, Bodoquena, Sidrolândia, Dourados e Campo Grande.
O jogo acontece pela parceria do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região e o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, cujo objetivo é incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão-de-obra infantil, além de afastar os atletas do consumo de drogas e álcool.
Final do campeonato
O final do torneio acontece na manhã deste domingo (28), na Praça do Estrela do Sul. Na semifinal, o time Sidrolândia Terena venceu de 2X1 o time Campo grande Terena. Já para o primeiro lugar, disputam Aquidauana Terena contra Miranda Terena.

“O objetivo é exatamente o combate ao trabalho infantil no sentido da aprendizagem. Então são meninos de 15, 16 anos que participam desse torneio. E a exigência é que estejam nas escolas”, explicou o Desembargador do TRT, João de Deus Gomes de Souza.
Nos anos anteriores, o campeonato reuniu cerca de 416 atletas e 110 membros da comissão. Por outro lado, neste ano, o número de participantes diminuiu pela metade, com 120 atletas e 30 membros da comissão.
“Fora da aldeia tem um mundo também”
Além de incentivar os estudos e a prática de um esporte em grupo, o Torneio permite que os atletas vivenciem experiências além das aldeias. “É importante a gente jogar, representar a nossa comunidade. Mas o mais importante é que a gente sai da aldeia, entende que existe um mundo fora da aldeia”, disse o atleta Telso Figueiredo.

O jovem José Santana concorda com o colega e, acrescenta, que além da vivência no campeonato, o Torneio é uma oportunidade de visibilidade dos atletas. “Dá mais visibilidade para nós, e dá mais ‘rodagem’ para os guris também, para eles terem mais experiência e vivenciar as coisas de fora”, conta.

Dinheiro de multas é usado para custear o Torneio
Para custear os gastos durante o Torneio, são repassados os valores de multas pagas por pessoas que descumprem leis trabalhista e, por meio de convênio, o dinheiro é destinado ao TRT, que fica responsável pela compra de materiais, uniforme, além de hospedagem e alimentação dos atletas.
Do mesmo modo, o suporte acontece também durante o ano, para que todos tenham o material necessário para os treinamentos.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!