Nesta segunda-feira (1º), a Casa do Artesão completa 50 anos de atuação em Campo Grande. Ocupando prédio histórico e centenário da Capital, o espaço comercializa diversos artesanatos fabricados por artistas sul-mato-grossenses.
O edifício, atual sede da Casa do Artesão, foi construído entre os anos de 1918 e 1923, sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquale Cândida. O projeto foi assinado pelo engenheiro Camilo Boni. No local, funcionou a primeira sede do Banco do Brasil da cidade. Aliás, o cofre usado na época é, atualmente, uma das atrações do espaço.
Em 19 de março de 1975, foi inaugurada no imóvel a Casa do Artesão. Desde então, exibe e comercializa artesanatos de Mato Grosso do Sul. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual.
Segundo a diretora de artesanato e moda da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Katienka Klain, a Casa do Artesão beneficia diretamente a geração de renda de mais de mil artesãos. “São uma grande vitória da classe dos artesãos a criação e a manutenção da Casa do Artesão de MS, que antecede a própria criação do Estado de MS. Hoje é dia de comemoração”, diz.

Espaço passou por recente reforma
Após 48 anos, mais precisamente em 19 de março de 2023, a Casa do Artesão ganhou uma obra de restauro. A reforma fez parte do projeto “Retomada MS”, com investimento total de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado. A restauração abrangeu desde instalações elétricas até a renovação de elementos arquitetônicos, como esquadria e pintura do prédio.
Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, o local é essencial para a divulgação do artesanato fabricado no Estado. “Um espaço que é muito mais do que um ponto de comercialização: é a grande vitrine da nossa cultura popular, da criatividade e da identidade sul-mato-grossense”, afirma.
A sede da Casa do Artesão fica localizada na Avenida Afonso Pena, esquina com Avenida Calógeras. Entretanto, o Bioparque Pantanal abriga uma filial, inaugurada no dia 19 de março deste ano.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)