A obra de revitalização do Monumento dos Tuiuiús caminha para os últimos detalhes e ajustes. O projeto inclui a reconstrução das três esculturas de tuiuiús, localizadas em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, que ficaram danificadas após tempestade, em dezembro de 2023.
A entrega final do projeto acontecerá em agosto, com uma inauguração no dia 19 – data que integra as comemorações do aniversário da cidade. A obra é fruto da parceria entre as cooperativas do Sicredi em Mato Grosso do Sul, Aena (gestora do Aeroporto Internacional) e o artista plástico Cleir.
A obra, composta pelas aves Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo, preserva a simbologia original, que há 25 anos homenageia o Pantanal e representa a conexão entre a natureza e a aviação, com as aves simbolizando movimentos de pouso, decolagem e abastecimento.
Assim, a escolha do dia 19 de agosto para a inauguração reforça o valor simbólico do monumento para Campo Grande. “Queremos que essa entrega seja um presente à cidade, celebrando sua história e sua identidade cultural”, afirma o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis.
Reforma no Monumento dos Tuiuiús terá novidade
Famosa por representar a fauna do Estado, O Monumento dos Tuiuiús passa por reforma, desde o início de 2025. As três aves que compõem a obra já estão concluídas, sendo visível a todos que passam pelo local. Contudo, um detalhe continua em segredo, mantido atrás dos tapumes da obra.
O icônico lago, que circundava as aves e transmitia a sensação de que elas estavam pescando peixes, ainda continuará no design da obra? A resposta é não. Ao Jornal Midiamax, a Aena confirmou que o espelho d’água foi retirado do design do monumento após uma sugestão da construtora.
O intuito da alteração é evitar que a água fique empoçada, transformando-se em foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O artista deu parecer favorável à mudança proposta.

Ventania durante temporal derruba escultura de tuiuiú
Temporal com ventania que chegou a 57,4 km/h deixou um rastro de destruição no Aeroporto Internacional de Campo Grande, no dia 3 de dezembro de 2023. Um dos tuiuiús da escultura em frente ao local não aguentou a força do vento e caiu.
O incidente ocorreu dois meses após o Aeroporto de Campo Grande ser entregue à iniciativa privada — desde outubro de 2023, a unidade está sob gestão da Aena Brasil, bem como os aeroportos de Ponta Porã e Corumbá.
O monumento, que ficou parcialmente destruído, passou cerca de um ano coberto por uma lona. Até dezembro de 2024, as negociações para a revitalização da obra ainda estavam em fase de negociação. Assim, a revitalização começou, de fato, em abril de 2025.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***