Campo Grande se tornará a primeira cidade do mundo a ter um Santuário de São Carlo Acutis. A Capela do Milagre, localizada no bairro Vila Margarida, onde o santo ‘padroeiro da internet’ realizou seu primeiro milagre, será elevado a santuário, neste domingo (12).
A decisão foi anunciada no mês de setembro, pelo Arcebispo de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa. Na ocasião, explicou ao MidiaMAIS as mudanças que devem ocorrer na capela, após oficialmente declarada como um santuário. As principais delas são a oferta de mais celebrações e facilidade de confissões.
“O santuário normalmente é um lugar de peregrinação, um lugar onde a gente deve disponibilizar mais facilidades de confissão e uma série de celebrações. Então, a gente vai constituir lá um santuário dedicado a Nossa Senhora da Aparecida porque já é, e incluir Carlo Acutis”, esclareceu Dom Dimas.
Assim, a programação do domingo será especial na Igreja Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Capela do Milagre. Às 6h, haverá a benção com a relíquia de Carlo Acutis, para que os fiéis possam fazer seus pedidos e agradecimentos. Às 10h, será realizada a Missa de Elevação a Santuário, pelo Arcebispo.
Mais tarde, às 18h, uma procissão saíra da Paróquia São Sebastião, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acustis.
Capela foi onde Carlo Acutos realizou seu primeiro milagre
Na capela, o pequeno Matheus Lins, de apenas 3 anos de idade, foi curado de uma grave doença no pâncreas ao tocar em um pedaço de uma camisa que pertenceu a Carlo. O artefato foi um presente de dona Antônia, mãe de Acutis, ao pároco, Marcelo Tenório, que realizava missas e dava bênçãos com a relíquia em mãos.
O menino foi diagnosticado, em seu nascimento, com uma condição rara chamada pâncreas anular. Devido a isso, ele tinha dificuldades de se alimentar sem vomitar. A situação acarretava desnutrição, anemia e constantes infecções ao menino, que precisava ir frequentemente ao hospital.
Assim que Matheus tocou a relíquia de Carlo Acutis durante uma missa na Paróquia, pediu para que parasse de vomitar, um dos sintomas. Na mesma noite, o menino pediu para os familiares que preparassem um prato completo, com arroz, feijão, bife e batata frita, surpreendendo todos ao comer toda a comida, e o principal: não vomitando posteriormente.
Após o ocorrido, o garoto passou por uma série de exames que comprovaram o desaparecimento da condição que afetava seu pâncreas, sem que precisasse se submeter a uma cirurgia.
O caso foi analisado pela Igreja Católica e reconhecido oficialmente, permitindo a beatificação de Carlo Acutis, oficializada em 2020. No dia 7 de setembro de 2025, Carlo Acutis foi santificado pelo Vaticano, se tornando o primeiro santo millennial.
Serviço
Programação Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida
- Data: 12/10/2025
- Horários:
- 6h – Benção com a relíquia de Carlo Acutis (Capela do Milagre – Rua Ismael Silva, 10, Vila Margarida)
- 10h – Missa de Elevação a Santuário, com Dom Dimas (Capela do Milagre)
- 18h – Procissão saindo da Matriz São Sebastião (Rua Minas Gerais, 549, Monte Carlo)
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.