Carlo Acutis, o santo italiano que usava a internet para difundir os ensinamentos do catolicismo, realizou seu primeiro milagre na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Vila Margarida, em Campo Grande. A igreja passou a adotar o nome Capela do Milagre, em homenagem ao feito do “padroeiro virtual”.
Dessa forma, após a canonização de Acutis, realizada neste domingo (7), pelo Papa Leão XIV, o local será transformado em um santuário. A novidade foi anunciada pelo arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, durante missa celebrada na capital.
Na ocasião, Dom Dimas teria revelado que um padre já falecido havia pedido para que a Paróquia São Sebastião virasse um santuário. Assim, agora que a igreja recebe fiéis de várias localidades para pedir ou agradecer a Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, a ideia de transformá-la em um santuário foi retomada.
A declaração do arcebispo emocionou o Padre Marcelo Tenório, pároco da Capela do Milagre. Aliás o pedido para converter a igreja em santuário foi feita também pelo padre, após receber a ideia de um seminarista da comunidade.
Ao Jornal Midiamax, Dom Dimas explicou as mudanças que devem ocorrer na Capela, após oficialmente declarada como um santuário. As principais delas são a oferta de mais celebrações e facilidade de confissões.
“O Santuário normalmente é um lugar de peregrinação, um lugar onde a gente deve disponibilizar mais facilidades de confissão e uma série de celebrações. Então, a gente vai constituir lá um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Aparecida porque já é, e incluir Carlo Acutis”, esclareceu.
Oficialização deve ocorrer em outubro
A oficialização do novo santuário de Campo Grande deve ocorrer no dia 12 de outubro, dia dedicado a Nossa Senhora da Aparecida. A data, segundo Dom Dimas, se relaciona tanto com a padroeira do Brasil, quanto com Carlo Acutis, pois essa é a exata data do seu falecimento.
“É interessante que o Carlo Acutis foi canonizado no dia 7 de setembro, que é dia da pátria para nós e a memória dele mundial é 12 de outubro. Ali é uma capela onde aconteceu o primeiro milagre, então eu pensei em fazer Santuário Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis e provavelmente a eleição vai ser no dia 12 de outubro”, explica Dom Dimas.
Conexão entre Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida
Conexão? Mas, como assim? É o que afirma o padre Marcelo Tenório. Ao Jornal Midiamax, o pároco declara acreditar em uma ligação espiritual envolvendo Carlo Acutis, o Brasil e Nossa Senhora Aparecida.
A primeira evidência considerável para tal afirmação se deu em 12 de outubro de 2013. Foi exatamente na data que celebra a padroeira do Brasil que o primeiro milagre de Carlo, na Capela Nossa Senhora Aparecida, foi registrado.
Quando decidiu promover voluntariamente a história de Acutis, Marcelo não imaginava que o jovem escolheria o dia de Nossa Senhora Aparecida e a capela que leva o nome da Santa para conceder sua primeira graça.
Vale lembrar que, na data, o pequeno Matheus Lins, de apenas 3 anos de idade, foi curado de uma grave doença no pâncreas ao tocar em um pedaço de uma camisa que pertenceu a Carlo. O artefato foi um presente de dona Antônia, mãe de Acutis, ao pároco, que realizava missas e dava bênçãos com a relíquia em mãos.
Depois que a bênção aconteceu, o local passou a ter a alcunha de “Capela do Milagre” e a imagem de Carlo Acutis se misturou a da Nossa Senhora em todos os cantos, principalmente na entrada.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)