Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Bonito CineSur abre inscrições para oficinas gratuitas sobre cinema brasileiro

Festival tem objetivo de promover o cinema como forma de expressão e inclusão cultural
Liana Feitosa -
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito (Divulgação, Bonito CineSur)
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito. (Foto: Divulgação, Bonito CineSur)


O 3º Bonito CineSur, Festival de Cinema Sul-Americano de , está com inscrições abertas para quatro oficinas gratuitas voltadas ao público interessado em cinema e audiovisual.

As oficinas serão realizadas entre os dias 26 de julho e 2 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito, na sala Glauce Rocha.

As oportunidades são destinadas a estudantes, profissionais e interessados em geral, e integram o eixo formativo do festival, que busca promover o cinema como possibilidade real de expressão e inclusão cultural, especialmente para a comunidade de Bonito e região.

São 25 vagas no total, com inscrições abertas até 15 de julho. O resultado dos selecionados será divulgado em 18 de julho, no site oficial do festival: https://bonitocinesur.com.br/2025. O do projeto é: @bonitocinesur.

Confira as oficinas oferecidas

Oficina de Interpretação para Cinema – com Clara Linhart

Conduzida por Clara Linhart, será uma experiência prática e teórica voltada à atuação no audiovisual. Serão explorados aspectos como expressão vocal, corporal, improvisação e construção de personagens, a partir de cenas de brasileiros. Também serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica e a dinâmica de um set de filmagem.

Segundo Clara Linhart, a proposta é ampliar o entendimento sobre o trabalho do ator e da atriz no contexto da produção audiovisual.

“A oficina é voltada a atores, atrizes, diretores e todos que desejam conhecer a atuação para cinema. Vamos trabalhar com cenas reais e discutir a importância de compreender a narrativa, os enquadramentos e a interação com a câmera”, afirma.

Público-alvo: atores, atrizes, estudantes e profissionais interessados em atuação, maiores de 18 anos, com exposição de motivos no ato da inscrição.

Oficina de Direção de Cinema – com Marcela Lordy

Com três décadas de atuação no audiovisual, a diretora e roteirista Marcela Lordy propõe um mergulho nos processos criativos da direção de cinema, abordando desde o desenvolvimento de roteiros até a finalização de um filme.

A oficina inclui reflexões sobre estilo, linguagem, escolhas de mise-en-scène, direção de atores e estratégias para inserção no mercado.

Marcela destaca que a atividade oferece uma visão ampla da profissão. “Vamos conversar sobre como manter a voz autoral diante dos desafios da produção e como transformar uma ideia em linguagem audiovisual”, pontua.

“Eu falo sobre o processo criativo da direção de um longa-metragem, desde o desenvolvimento da ideia e como você se conecta a ela, mesmo que não tenha escrito o roteiro. Vamos discutir como traduzir sentimentos e emoções em imagens e sons, como conectar os departamentos de fotografia, arte e som para que trabalhem na mesma direção, e também a importância da pós-produção — da montagem à identidade visual, ao lançamento do filme. A ideia é provocar reflexões e estimular o pensamento autoral de cada participante”, afirma.

Público-alvo: profissionais e estudantes da área de cinema, audiovisual e comunicação, maiores de 18 anos.

Oficina de Projeto Audiovisual – Do Papel à Venda – com PJ Maia e Mariana Bastos

A oficina tem como foco capacitar criadores a estruturarem ideias e transformá-las em projetos prontos para apresentação ao mercado audiovisual. Serão abordadas técnicas para criação de decks, pitching e networking. A proposta é compartilhar estratégias voltadas à viabilização comercial de filmes, séries e outros formatos audiovisuais.

Segundo os ministrantes, o roteirista PJ Maia e a diretora Mariana Bastos, a oficina é direcionada a profissionais que desejam entender como navegar no mercado e apresentar suas ideias de forma eficaz.

“Queremos ajudar quem tem um projeto a tirá-lo do papel com clareza e propósito. Vamos mostrar caminhos práticos, a partir da nossa experiência, para que os participantes consigam apresentar suas obras em festivais, canais ou plataformas.”

Público-alvo: roteiristas, diretores e produtores iniciantes ou em transição de carreira.

Oficina de Roteiro – Da Ideia à Realização – com Luiz Carlos Lacerda

Reconhecido por sua trajetória no , Luiz Carlos Lacerda ministra uma oficina dedicada à dramaturgia cinematográfica, com aulas teóricas e exercícios práticos. Serão exploradas as diferenças entre os modelos industrial e autoral, a construção de personagens, conflitos, planos, movimentos de câmera e a linguagem técnica do roteiro.

“Vamos trabalhar com as estruturas clássicas e contemporâneas do roteiro, discutir a utilização de lentes e realizar exercícios de decupagem. O objetivo é fornecer aos participantes ferramentas sólidas para desenvolverem seus próprios roteiros com consciência estética e técnica”, diz.

Público-alvo: estudantes e iniciantes no audiovisual, maiores de 18 anos, com envio de currículo e justificativa de interesse.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Mundo

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Acordo de paz também precisa abordar reparação de vítimas

Esportes

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Partida marcou a estreia do técnico argentino Vojvoda no comando do Santos

Esportes

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Depois do contundente 8 a 0 sobre o Vitória, a torcida do Flamengo esperava nova exibição contra o oscilante Grêmio neste domingo, no Maracanã. Mas a equipe gaúcha resistiu e arrancou um empate, por 1 a 1, com gol do goleiro Tiago Volpi