A Igreja Santo Antônio de Campo Grande realiza nesta semana, testes do tradicional bolo do santo, distribuído no dia 13 de junho. Neste ano serão 17 mil potes do bolo, mas em um novo formato, quadrado. Destes, 3 mil devem conter as sonhadas alianças.
Cada pote custa R$ 15 e os convites já estão à venda, lembrando que a retirada acontece apenas no dia 13 de junho, na Igreja Santo Antônio. Desde a pandemia, a entrega do bolo é em sistema drive-trhu.
Mais do que a fama de casamenteiro, Santo Antônio é padroeiro de Campo Grande, portanto dia 13 de junho é feriado municipal. Com a mudança no formato, cada pote passa a ter 250 gramas de bolo, recheados com creme de confeiteiro e creme de chocolate.
Produção de voluntários
Mais de 100 voluntários já se reúnem para produzir os tradicionais bolos de Santo Antônio, que levam as alianças surpresas. Conhecido como protetor dos pobres das causas perdidas, Santo Antônio foi considerado pelos cristãos católicos como o Santo dos Milagres.


Durante suas pregações em praças e igrejas, pessoas doentes e com deficiências chegaram a ser curadas. Além disso, alcançou o título de Santo Casamenteiro, devido a ações de generosidade para fazer com que mulheres tivessem condições de se casar.
Assim, o trabalho coletivo envolve devotos que participam, em sua maioria, como forma de agradecimento por graças recebidas. É o caso da confeiteira Fernanda Corrêa, que após alcançar uma graça relacionada à saúde coordena a produção dos bolos pelo terceiro ano consecutivo.
Os testes são realizados para garantir a qualidade do bolo, garantir o processo de montagem e qualificar a equipe que vai produzir o tradicional bolo de Santo Antônio. Em torno de 8 mil ovos, 200 kg de farinha e 150 litros de leite são usados na produção.
Santo Casamenteiro

Santo Antônio é tradicionalmente conhecido por ser casamenteiro, atraindo milhares de fiéis que buscam a união matrimonial. E na confecção do bolo, é fácil encontrar frutos da união do santo.
Thayane Rezek Tosta, 32 anos, é uma delas. Ela conta que começou a frequentar a igreja Santo Antônio em 2021 e, em 2022, quando o padre convidou para participar na confecção do bolo tradicional, ela sentiu o “espírito santo” dizer que era para ajudar.
Na época ela namorada há 8 anos e conta que na hora olhou para o Santo Antônio e disse: “Poxa santo, desenrola isso aqui”, se referindo a evolução do namoro para o casamento. O casal foi a reunião e começou a ajudar nas atividades do bolo.
Meses depois, no dia 11 de junho, o namorado a pediu em casamento. E no dia 13 de junho, na distribuição do bolo, Thayane encontrou duas alianças no bolo de Santo Antônio. Eles continuaram ajudando na igreja e em maio de 2024, descobriu a gravidez.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!