Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Bispo ‘quebra protocolo’ e faz missa do lava-pés na periferia de Campo Grande

População vive em uma área muito precária e de difícil acesso, afirma arcebispo
Graziela Rezende -
(Darleine Canale/Arquivo Pessoal)

Quando a chuva abrandou a comunidade começou a chegar, mesmo em meio ao atoleiro, buraqueira e muita precariedade. A missa do lava-pés, na comunidade Água Funda, localizada nas proximidades do Noroeste, em , foi uma “quebra de protocolo”, já que um dos eventos principais da geralmente é feito na igreja. Desta vez, no entanto, os religiosos é que foram até o local.

Segundo o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, a missa atrasou meia hora, na noite dessa quinta-feira (17). “Choveu bastante antes da missa e, por isso, houve o atraso. Mas, depois o povo foi chegando, e foi uma celebração bem participada. Eu não conhecia o local, em específico, mesmo já tendo feito várias visitas no “, afirmou.

Segundo Dom Dimas, a população vive em uma área muito precária e de difícil acesso. “Houve momentos em que eu achei que não teria como chegar. Muito buraco. Dava pena de ver as pessoas vivendo naquele espaço. A missa foi em uma casa, onde tem um comércio por perto e havia uma cobertura. Ali não tem igreja, então, as celebrações são feitas de forma improvisada. Achei muito importante conhecer esta realidade”, disse.

‘Comunidade precisa fortalecer a religiosidade’, avalia bispo

Ao todo, a comunidade, maioria indígena, é composta por 90 famílias. “No local já existe um grupo pastoral indigenista, há muito tempo inclusive, coordenado pelas irmãs Lauritas. Só que agora elas estão deixando Campo Grande, porém, os franciscamos estão dispostos a assumir o trabalho, além de que já conhecem a realidade, então, certamente, vão tocar em frente. Devo me reunir com eles e ver o que pode ser feito, mas, já houve o pontapé inicial”, argumentou.

A professora Darleine Canale pinto, de 32 anos, disse que, pouco mais de 30 pessoas , participaram da missa. “A celebração foi de grande importância dentro da nossa comunidade, onde buscamos o fortalecimento da nossa fé, e recarregamos energias através da espiritualidade. Foi tudo muito lindo, apesar da chuva que dificultou um pouco a vinda das pessoas, ainda mais porque as estradas se encontram numa precariedade total. Mesmo assim, conseguimos realizar com muitas energias positivas”.Darleine Canale pinto, 32 anos ,sou professora. Participaram da missa em torno de 30 e poucas pessoas da comunidade”, disse.

Sexta-feira Santa

Nesta sexta (18), Dom Dimas estará na Santa Casa até às 11h, onde ocorrem confissões. Mais tarde, às 18h, será celebrada a “Paixão de Cristo”, na região do Taboco, proximidades de Corguinho, a 90 km de Campo Grande.

Confirma algumas imagens da missa do lava-pés na Comunidade Água Funda:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional