O biólogo Henrique Charles usou as redes sociais para reagir a matéria do Jornal Midiamax com vídeo de pegadas no Coophasul, em Campo Grande. Morador que encaminhou o flagra disse que havia suspeita de que as pegadas fosse de felino. Contudo, o especialista desmentiu a versão e esclareceu que se tratam de rastros de cachorros.
Mas os apontamentos não abalaram os campo-grandenses, que comentaram sobre alertas e casos antigos de onças na região urbana da Capital. Além disso, lembraram que outra imagem que circulou as redes era criada por inteligência artificial.
“Fora essa brincadeira, há alertas sobre onça pintada com filhotes andando pelo perímetro urbano da cidade. Já tem registro e alerta para os moradores! Alerta de órgãos responsáveis! CG não tá pra brincadeira”, comentou um internauta.
Garras
O biólogo explicou em vídeo que as pegadas mostram garras e que felinos não deixam essas marcas. “Essas pegadas são de canídios, provavelmente de cachorro vira-lata que estava passando aí, não tem nada de onça”, cravou logo no início.
Assim, explicou detalhadamente: “está vendo essas garrinhas aqui na frente, são as unhas dos cães, os canídeos não tem garras retráteis. Os felinos possuem garras retráteis, então a pegada fica igual uma almofadinha”.
Por fim, pontuou que o vídeo não trata de rastros de felinos. “Então essa pegada que você mostrou aí é de cachorro, é de algum canídeo, não é de felino. Então não é de onça-pintada mesmo”, disse.
💣Gosta de ler notícias polêmicas? Clique aqui e participe de canal no WhatsApp💣
Pronúncia
Ademais, outro detalhe fez os campo-grandenses se unirem para ‘rebater’ o especialista: a pronúncia errada do bairro de Campo Grande. “Cop-rau-sul”, disse o biólogo.
Logo, os campo-grandenses soletraram a pronúncia correta ao especialista: “Cópassul” ou “Copa Sul”, tentaram ajudar.
Monitoramento
Apesar da criação de IA, nota da PMA esclareceu o assunto. Assim, disse que existe monitoramento na área.
Mesmo que a equipe não tenha avistado a onça durante a fiscalização, “a área permanece em monitoramento contínuo”. E a população foi orientada a tomar “medidas preventivas e protocolos de conduta em situações de avistamento de onças-pintadas, com o objetivo de garantir a segurança das comunidades e reduzir riscos de acidentes”.
As principais recomendações, conforme a PMA, são:
- Evitar circulação isolada em áreas periféricas, especialmente no período noturno;
- Manter crianças sempre acompanhadas;
- Recolher animais domésticos à noite em locais seguros;
- Reforçar lixeiras e não deixar resíduos ou restos de alimentos expostos.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!