Dona Selma é moradora do São Francisco, em Campo Grande, há 56 anos. Apaixonada por plantas em geral e pássaros, sempre gostou da tranquilidade do bairro e dos visitantes diários, no caso, os passarinhos. No entanto, mesmo sendo ideia da filha e do jardineiro, a árvore no formato de casa — e com janelinhas — a fez receber visitas de novas espécies e se encantar ainda mais, além de flagrar gente diariamente tirando fotos em seu pé de oiti.
“O jardineiro vinha e aí a minha filha pediu para cortar no formato de casinha, isso desde que a árvore começou a crescer bastante. E foi o meu filho que a plantou. E aí eu venho aqui fora de manhã, contemplo os passarinhos nos visitando, e assim vai. E como é perto do semáforo, o pessoal para, olha, e já tira foto”, comentou a dona de casa Selma Saueia, de 88 anos.
De pardal a canarinho, vários pássaros visitam a árvore



O jardineiro, criativo, além do formato, também fez janelinhas na árvore e a casa ficou completa. “Aqui todo dia aparece um diferente: tem pardal, anu preto, bem-te-vi, canarinho, vixi, são vários. E o tucano eu sempre vejo também, só que nas árvores ao lado. Inclusive, tinha um ipê-amarelo na mesma rua, muitos paravam também, mas, a prefeitura veio e cortou. Não entendi o motivo, reclamei lá, falei que estavam cortando uma árvore maravilhosa, sem necessidade, e mesmo assim cortaram”, comentou a idosa.
Selma diz que bisnetos gostam de brincar ao redor da árvore
Mãe, avó e mais recentemente bisavó de 12, dona Selma fala que a bisneta mais velha tem 23 anos.
“Falo isso porque, quando a casa está cheia, todos brincam ao redor desta árvore. Ela é muito linda, chama a atenção mesmo. Mas eu também gosto das outras. Tem o meu pé de cajamanga também. A muda veio de Belo Horizonte e não cresce igual a esses do mar. Só que a árvore é o meu xodó e eu a chamo de meu coração”, finalizou Dona Selma.


💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***