Telefonema denunciando a situação enferma de uma anta (Tapirus terrestris) terminou com o animal resgatado em uma propriedade na área rural do município de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, esta semana.
O proprietário do local informou ter encontrado a anta fraca e muito abaixo do peso em sua propriedade e acionou a Polícia Militar Ambiental para socorrer o mamífero.
Ao chegar ao endereço, os policiais constataram que se tratava de uma fêmea anciã, já em idade avançada, com diversos ferimentos e muito debilitada.
Imediatamente, ela recebeu ali mesmo os primeiro socorros e foi resgatada pela equipe da PMA com o apoio de uma médica veterinária do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
Em seguida, o animal foi recolhido em uma caminhonete da PMA e encaminhado ao hospital veterinário do Cras de Campo Grande, onde permanecerá sob cuidados técnicos até sua recuperação.
Considerada o maior mamífero terrestre da fauna brasileira, a anta tem relevante função ecológica na dispersão de sementes. Em situações semelhantes, a orientação é não manusear o animal e acionar a Polícia Militar Ambiental através do telefone (67) 09984-5013.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.