Águia-cinzenta que estava em recuperação no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande (MS) foi solta em uma área rural da Capital esta semana. Devidamente reabilitado, o animal foi considerado apto para voltar a ter uma vida livre na natureza.
A águia-cinzenta (Urubitinga coronata) é uma ave de rapina considerada ameaçada de extinção no centro-leste da América do Sul. No continente, é encontrada na Argentina, na Bolívia, no Paraguai e no Brasil — sendo uma das maiores já vistas neste último. Devido à sua raridade, não se sabe muito sobre sua biologia ou população.
Antes de ser solto, o animal havia sido resgatado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) no dia 11 de janeiro deste ano. Após cinco meses em tratamento no Cras, avaliação clínica e análise técnica da equipe constataram que a águia apresentava boas condições de saúde, sendo então devolvida à natureza esta semana.
“A ação reforça o compromisso institucional de ambas as instituições com a preservação da fauna silvestre e conservação dos ecossistemas nativos”, declara a PMA, que acompanhou a soltura do animal.
Veja o vídeo do momento em que a águia-cinzenta volta para a natureza:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***