Predador que traz toda a força brasileira, o tucunaré-fogo é o mais novo morador do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS). Imponente por sua beleza e instinto agressivo, o exemplar agora integra o plantel junto dos já conhecidos tucunarés-azuis.
Popularmente conhecido como tucunaré-fogo (Cichla mirianae), este peixe de água azul é uma espécie que ocorre no Brasil, do médio-norte do Estado de Mato Grosso até o sul do Pará.
Com inúmeras variações de cor, o tucunaré-fogo costuma oscilar entre verde, amarelo e tons avermelhados na parte inferior do corpo e das nadadeiras. A intensidade e as cores exatas variam dependendo do ambiente e costumam ser mais vibrantes em águas claras e mais suaves em águas turvas.
Aliás, de acordo com o BioDiversity, o nome tucunaré-fogo faz alusão à cor vermelha e alaranjada em algumas partes do corpo, o que o diferencia de outros tucunarés. Além disso, três manchas negras e ovaladas na lateral são outra característica muito própria da espécie.
É considerado um predador carnívoro e territorial, podendo atingir até cerca de 80 cm de comprimento. Ainda, pode se mostrar extremamente agressivo, especialmente durante a reprodução, para defender o ninho.
Devido à resistência e força, é um peixe desejado e comum na pesca esportiva. Em seu ecossistema, o tucunaré-azul tem a importante função de controlar populações de peixes menores, seu principal alimento.
Veja imagens do novo morador do Bioparque:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)