A Bienal Pantanal, primeira Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul, começa neste sábado (4), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento contará com diversas atividades gratuitas, como seminários, oficinas e palestras com autores consagrados nacional e regionalmente.
Além dos debates promovidos pela Bienal, os visitantes do evento poderão conferir lançamentos de livros e show musicais, incluindo concertos musicais de Maria Alice e Almir Sater. Ao todo serão 129 atividades, distribuída entre os nove dias de programação.
No espaço do evento haverá 20 mil títulos, de 200 editoras brasileiras, distribuídos em 24 estandes. A Bienal espera receber visitantes da Capital e do interior de Mato Grosso do Sul. Caravanas trazem acadêmicos e estudantes de Ponta Porã, Maracaju, Dois Irmãos, Terenos, Bonito, Três Lagoas, Rio Brilhante, Paraiso da Aguas, São Gabriel do Oeste e Corumbá.
A “Bienal Pantanalé uma realização do Instituto Ímole, Instituto Curumins, Ministério da Cultura e Governo Federal, Governo Federal, Governo do Estado de MS, Fecomércio MS e Sesc. Além disso, conta com patrocínio da empresa Inpasa.
Autores famosos são convidados do evento
Ao todo, 20 autores nacionais são convidados especiais da Bienal. Entre eles, Leandro Karnal, Itamar Vieira Júnior, Milly Lacombe, Caio Zero, Helô D’ângelo, Sandra Menezes e Ana Suy.
Nomes da literatura regional também marcam presença no evento, como Lenilde Ramos, Emmanuel Marinho, Marlei Sigrist, Bosco Martins, Ana Bernardelli, Douglas Diegues, Gysélle Saddi Tannous, James Jorge, Lucilene Machado, André Alvez e Gerson Luís Martins.
Também estão confirmados os escritores paraguaios Ana Miranda, Marcos Ibañez e Damián Cabrera, além do diretor da Biblioteca Nacional do Paraguai, o escritor Marco Augusto Ferreira.
Shows musicais animam a Bienal
A música também será celebrada na Bienal do Livro de MS. Após a cerimônia de abertura, no dia 4 de outubro, marcada às 19h, a programação segue com os concertos musicais de Maria Alice e Almir Sater.
Já no sábado seguinte, dia 11 de outubro, às 19h, a atração musical é o grupo paraguaio Néstor Ló y Los Caminantes. A banda mistura os sons tradicionais do folclore do Paraguai com influencias de ritmos da world music.
No último dia do evento, dia 12 de outubro, a programaçaõ oferece atividades para o Dia da Criança, com os espetáculos “Vida de Mamulengo”, do mestre brincante Chico Simões, e “Crianceiras”, idealizado por Márcio De Camillo.
Os ingressos para a “Bienal Pantanal” são gratuitos. No entanto, para acompanhar as conferências com escritores nacionais será necessário retirar o ingresso, limitado a um por pessoa, duas horas antes, na bilheteria do Centro de Convenções Rubens Gil De Camillo.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.