Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Xará do ator, ‘Eddie Murphy campo-grandense’ também é artista e foi parar em vídeo da Netflix

Eddie Murphy é de Campo Grande, tem sotaque pernambucano e nome americano
Fábio Oruê -
eddie murphy
Eddie Murphy (de MS) e Eddie Murphy (de Nova York) (Arquivo pessoal e Wiki Communs)

Ir ao cinema e dar de cara com o Eddie Murphy. Cena comum se você fosse assistir Shrek, Um Príncipe em Nova Iorque ou até mesmo o clássico Um Tira da Pesada. Em , no entanto, a cidade tem seu próprio representante nesse multiverso: Eddie Murphy Franklyn da Silva, de 32 anos.

Homônimo do ator norte-americano de 63 anos, o “nosso Eddie Murphy” é uma das estrelas do vídeo promocional da Netflix para divulgar mais uma história do “tira” Axel Foley na plataforma (veja o vídeo ao final da matéria). Não só ele, mas vários outros Eddies, mostrando que existe, sim, um multiverso de Eddie Murphy na terra brasilis.

O lance é que o Eddie campo-grandense tem uma história de vida bem interessante. Além de músico, ele também trabalhou por quase dois anos em um cinema da Capital e lidava com o mais diversos tipos de reações.

“As pessoas viam no meu crachá e perguntavam se era meu nome mesmo. Quando descobriam falavam que eu estava no lugar certo”, conta Eddie ao Jornal Midiamax. O Eddie campo-grandense é músico de formação e atualmente dá aulas de música e também trabalha em um Shopping da Capital.

eddie murphy
Eddie Murphy já trabalhou no cinema (Arquivo pessoal)

O artista conta à reportagem que lida com a fama e com as brincadeirinhas desde criança. Eddie é natural de Campo Grande, mas voltou para Pernambuco – terra da sua família – quando tinha 7 anos. Há 5 voltou para Mato Grosso do Sul em busca de melhores oportunidades de trabalho.

“Quando eu era criança tinha muito brincadeira. Principalmente o pessoal lá de Pernambuco, que gostava de brincar um pouco, mas sempre levei na esportiva, mesmo. Nunca me chateou. Pessoal me chamava muito de ‘Muphy'”, relembra.

Veia artística

O homônimo do ator norte-americano brinca que o nome traz bons frutos. “Eu falo meu nome e o pessoal fala: ‘É artista, pode entrar’. Sempre sou muito bem tratado em todos os lugares que eu vou”, conta, com bom humor.

Além da veia artística, Eddie carrega o bom humor do comediante estadunidense, mas afirma que a comédia não é para ele. “Sempre fui da galera do fundo na escola, que brincava, na época do Ensino Fundamental. Depois comecei a sentar na frente na sala de aula”, relembra.

Eddie explica os pernambucanos tinham ‘dificuldade’ em falar o R, por conta do sotaque. “Eles falavam Eddie ‘Muphy’. Aqui é diferente, porque puxam mais o R”, diz. Ele revela que é muito chamado, em MS, de ‘Eder’.

eddie murphy
Eddie Murphy toca trompete (Arquivo pessoal)

Mas por que Eddie Murphy?

Quem escolheu o nome diferente foi o pai de Eddie, José Francisco da Silva. “Meu pai era muito fã, gosta muito do ator e queria um nome diferente pro filho… E colocou Eddie Murphy. Ele era músico e era ‘tira’ também, era policial e se identificava com o personagem”, conta ao Jornal Midiamax.

Eddie nasceu 4 anos após o primeiro filme Um Tira da Pesada (1984), que lançou o Eddie Murphy original ao estrelato. José gostava muito do filme e por isso nomeou o filho com o nome do astro.

Casado há 10 anos, Eddie tem dois filhos e seguiu a ‘fórmula’ do pai. “Na minha família a gente tem a tradição de sempre colocar o nome com E. O meu filho é Endryo e minha filha é Elícia. Ela tem 11 anos e ele tem 7”, conta.

Um Tira da Pesada

A trilogia Um Tira da Pesada ganhou uma quarta sequência no último dia 3 pela Netflix. O Eddie sul-mato-grossense se juntou a outros ‘Eddies’ do Brasil em campanha publicitária para promover o filme. Até o mês passado, pensava que era o único Eddie Murphy no Brasil.

“Cada um está em uma região do Brasil”, diz. Os outros ‘Eddies’ são de Alagoas, Paraná, e Pará. “De cara já viramos amigos. A gente tem um grupo no WhatsApp e no Instagram também a gente está em contato agora”, revela sobre o ‘Multiverso dos Eddies brasileiros’.

Para ele, a conexão foi instantânea entre os homônimos. “Parecia que a gente nasceu junto; foi criado junto. A gente passou pelas mesmas situações, de ter que explicar o porquê do nome; as brincadeiras”, reflete.

(Arquivo pessoal)

Como é músico e toca trompete, a Netflix pediu para o Eddie de Campo Grande tocar a música tema do filme Um Tira da Pesada. O riff eletrônico composto por Harold Fatermeyer e eternizado pelo filme foi reproduzido por Eddie no trompete e usado na propaganda.

O vídeo foi gravado em Curitiba, no começo do mês. Eddie foi com a esposa e andou pela primeira vez de avião. As gravações aconteceram em dois dias e precisava de sigilo absoluto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista fica ferido em cruzamento que registrou grave colisão há 10 dias

Fumaça chama atenção e van fica completamente destruída após incêndio na BR-060

MS tem 3º menor índice de famílias abaixo da linha da pobreza

Funsat

Funsat oferta mais de 1,7 mil vagas de emprego em Campo Grande a partir de segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Empresa com sede em Campo Grande é ‘peça-chave’ em esquema do PCC que movimentou R$ 8,4 bilhões

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Ações da Raízen disparam com venda de usinas em MS e operação policial no setor

Últimas Notícias

Polícia

Homem que tentou matar mulher com facada no pescoço é preso horas após crime

Foi preso horas depois em Pedro Juan Caballero

Polícia

VÍDEO: vegetação é tomada pelo fogo próximo a fábrica da Coca-Cola

Incêndio pode ter sido criminoso

Brasil

Orçamento de 2026 reserva R$ 40,8 bi para emendas parlamentares

Governo optou por não incluir a estimativa com as emendas

Polícia

Polícia localiza acusado de atear fogo na namorada de 14 anos

Ele será monitorado por tornozeleira eletrônica