A tragédia que acometeu os moradores do Rio Grande do Sul nas últimas semanas, causou danos não apenas materiais, mas também psicológicos. Pensando nisso, alunos da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, em Campo Grande, decidiram escrever cartinhas de acolhimento para serem entregues às vítimas das enchentes.

De acordo com a diretora da escola, Mariluce Burgos Cavalheiro, uma professora da escola deu a ideia das cartinhas e as crianças receberam a proposta com animação. Ela estava trabalhando o gênero textual ‘carta’ com os alunos e achou que seria um momento propício para o projeto.

“Após o momento da acolhida na escola, ela faz uma roda de conversa com as crianças para discutir sobre os assuntos que aconteceram no fim de semana, o que está acontecendo na cidade, assuntos do nosso país e do mundo. No dia, eles conversaram sobre as inundações no RS e a ideia da carta surgiu a partir do conteúdo estudado sobre o gênero textual carta”, explicou a diretora.

Os alunos logo abraçaram a ideia e começaram a dar ideias para o projeto. Uma das alunas pontuou que seria legal enviar, junto com as cartas, itens de papelaria, como lápis, papel e envelope. Assim, as pessoas que receberem podem responder as cartinhas.

“Enquanto estávamos organizando a ideia das cartinhas, uma aluna disse que tinha um casaco que não usava mais, o outro disse que tinha um brinquedo que não brincava mais, outra vestidos, e assim por diante. Os alunos começaram a falar que poderiam ajudar com esses materiais também”, conta Mariluce.

Projeto envolveu crianças de várias faixas etárias

O projeto começou com crianças na faixa etária de 8 a 9 anos, mas logo de expandiu para outras turmas e séries. As cartas foram produzidas no período de uma semana. Logo serão enviadas para um sobrinho da professora, que está em Pelotas e levará a um abrigo que tenha crianças.

Dessa forma, os alunos acreditam que as palavras de carinho podem acolher e aconchegar o coração de outras crianças, que estejam passando por essa situação.