De boa na lagoa, ou melhor, no rio, o jacaré nem se deu conta de que estava sendo observado. Era por volta das 13h e a onça “Ousado” estava com fome. Sem pensar muito, pulou para garantir o almoço e o combate rolou na água por quase um minuto.

As imagens foram divulgadas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que monitora a onça-pintada macho, desde os incêndios do Pantanal, em 2020, quando o animal teve as patas queimadas e recebeu um tratamento inovador à base de células-tronco.

Agora, em plena ousadia, ele foi visto em momento de caça. As imagens foram capturadas pelo casal de viajantes espanhóis Imma Canyada e José Garcia no Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, pantanal mato-grossense.

De acordo com o Instituto, as imagens indicam que o felino, batizado de “Ousado”, está com condições corpóreas ótimas, e a coleira de monitoramento não atrapalha em atividades diárias, a exemplo da caçada.

Além disso, o equipamento não funciona mais devido ao esgotamento da bateria, e sua remoção vem sendo planejada desde o ano passado pelo ICMBio, Panthera Brasil e Ampara Silvestre.

Confira o vídeo da caçada: