Vida de rainha! Cobra de Bioparque, Rachel come comida congelada: ‘da melhor qualidade’

Saiba como funciona a dieta da cobra Rachel e o que ela come no Bioparque Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
cobra comida congelada bioparque
Cobra Rachel e seu recinto no complexo – (Fotos: Bioparque Pantanal)

Religiosamente, a cada quinze dias, Rachel Carson, a jiboia do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), é alimentada com um banquete. Segundo Carla Kovalski, bióloga-chefe do complexo, a cobra come uma comida deliciosa, comprada já congelada especialmente para ela.

Conforme a profissional, responsável pelo acompanhamento da jiboia no Bioparque, Rachel se alimenta basicamente de roedores, com peso equivalente de 7 a 10% de seu peso. Para a cobra receber a refeição, todo um cálculo é feito pelos biólogos.

“Desde o início, ela aceitou muito bem a oferta das presas, que nós compramos já congeladas. Elas passam por um processo de descongelamento natural e é ofertado um alimento com a maior qualidade possível, que passou por controle sanitário. Inclusive, a presa também recebeu cuidados de bem-estar animal”, detalha a bióloga ao Jornal Midiamax.

Ainda segundo Carla, Rachel come entre uma a duas presas por refeição. A quantidade de roedores consumidos pela jiboia variam conforme seu peso. “Antes de definir a alimentação, nós pesamos e medimos a Rachel, porque é a partir do peso do animal que nós calculamos a dieta”, explica Kovalski.

“As serpentes têm uma digestão muito prolongada, então são animais que comem com uma frequência reduzida. A Rachel hoje recebe alimentação a cada 15 dias e tem o acompanhamento mensal do quanto está crescendo. A partir disso, a gente vai aumentando a quantidade de comida ofertada pra ela”, detalha a bióloga-chefe do Bioparque Pantanal.

Com idade estimada em 2 a 3 anos de idade, atualmente, a jiboia Rachel mede aproximadamente 2 metros de comprimento e pesa de 5 a 5,5 kg. As jiboias, de acordo com Kovalski, medem até 2,5 metros. “Alguns indivíduos podem chegar a 3 metros, mas não é muito comum”, ressalta.

Rachel roubou estrelato de Gaby e é adorada por visitantes de Bioparque

Há quase dois meses exposta no Bioparque Pantanal, Rachel Carson roubou os holofotes no complexo de aquários. Diferente da sucuri-verde Gaby que, por natureza, prefere se esconder em seu tanque, a jiboia já é mais aparecida e adora interagir com os visitantes.

Ela passeia por seu recinto, sobre em sua miniárvore, se aproxima do vidro… não à toa ganhou o apelido de “Aparecida” entre os funcionários do local. Em pouco tempo, a jiboia arrebatou quem conhece o complexo e se tornou uma das principais atrações do Bioparque Pantanal. E você, já conheceu ela?

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados