Ao entrar no carro é impossível não notar a placa de boas-vindas. Logo no início, um elogio: você é um passageiro 5 estrelas. Depois disso, só melhora. O anúncio indica que durante a viagem o cliente pode desfrutar de alguns mimos, difíceis de encontrar no transporte por meio de aplicativo.

O aviso, fixado atrás do banco do passageiro, é um ‘spoiler’ de que a viagem será diferenciada. Além de água mineral gelada, dentro de uma caixa térmica, o passageiro é informado de que pode usufruir de: álcool em gel; balas; brinquedos, para entreter crianças; guarda-chuva; kit de linhas e agulhas, para alguma emergência; lenços de papel; lixa de unhas; papel umedecido e até mesmo rede com wi-fi.

Tudo oferecido no carro – acionado na modalidade Uber XL, a mais simples – é gratuito. Durante a viagem, o passageiro pode utilizar, sem receio, cada um dos itens anunciados na placa de boas-vindas. Questionado sobre o motivo de tanta dedicação, José Erivaldo, de 55 anos, – que atende os passageiros com terno e gravata – responde: “esse é o atendimento que todos deveriam oferecer”.

Mimos oferecidos para garantem mais qualidade no atendimento (Foto: Aline Machado, Midiamax)

Atendimento nível diamante

Motorista de aplicativo há 7 anos, José soma cerca de 37 mil corridas pela Uber. O atendimento de excelência, deu a ele a classificação “Pró diamante”. Já a pontuação é quase impecável: 4,9. “Só não é 5 porque encontramos todos os tipos de pessoas”, justifica.

Classificação de José Erivaldo em aplicativo (Foto: Reprodução)

À reportagem do Jornal Midiamax, o condutor conta que antes de entrar no ramo de transporte de passageiros, ganhava a vida como garçom e foi de lá que aprendeu a servir.

“Trabalhei como garçom por 18 anos em uma única pizzaria de Campo Grande. Ali foi minha escola de como servir, de como atender, como lidar com as pessoas. Todo mundo deveria ser bem tratado, bem atendido, mas a cidade falha em atendimento, em todas as áreas. Agem como se não houvesse concorrência, parece que não se importam muito. Não entendo isso”, relata.

Para quem também trabalha no ramo e quer se destacar no atendimento, José Erivaldo sugere: “O meu glamour não se vê em todo lugar. A dica é a manter a paciência e o melhor atendimento. Tem que entender a situação de cada cliente. O bom atendimento é tudo”, ressalta.

Fazendo jus à proposta do aplicativo

A plataforma Uber começou a operar em Campo Grande, no dia 22 de setembro de 2016. A Capital sul-mato-grossense foi a 23ª cidade do país a contar com o serviço oferecido pelo aplicativo de transporte. No início, a proposta era atendimento que proporcionasse uma experiência diferenciada, com muito conforto, educação e segurança.

Com o passar dos anos, o número de motoristas de aplicativos cresceu e, atualmente, a plataforma conta com mais de 3 mil condutores apenas em Campo Grande. No entanto, não foi só o número de colaboradores que mudou. Atualmente, a plataforma oferece diferentes modalidades que diferenciam até mesmo o conforto durante a viagem.

No momento em que uma corrida é acionada, o passageiro recebe as opções, que vão desde as mais simples, às mais luxuosas. Ambas acompanhadas, respectivamente, pela diferença de valores.

Ao solicitar o Uber XL, o cliente indica preferência por corrida mais econômicas. Nesses casos, os carros são mais populares. Nem sempre os passageiros desfrutam de ar-condicionado, questão comumente discutida quando o assunto é transporte de passageiros por meio de aplicativo.

Por fim, a opção mais cara para o transporte de passageiro: o Uber Black. Nesta última modalidade, as viagens são chamadas de premium e realizadas em carros de luxo e preço que fazem jus ao tipo de corrida.