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Trabalho de garçom foi escola para motorista de aplicativo que trabalha de terno e oferece mimos

No carro, passageiro recebe água mineral gelada e até brinquedos para entreter crianças durante a corrida por aplicativo
Aline Machado -
Diferenciado, motorista usa terno e gravata para atender passageiros (Foto: Aline Machado, Midiamax)

Ao entrar no carro é impossível não notar a placa de boas-vindas. Logo no início, um elogio: você é um passageiro 5 estrelas. Depois disso, só melhora. O anúncio indica que durante a viagem o cliente pode desfrutar de alguns mimos, difíceis de encontrar no transporte por meio de aplicativo.

O aviso, fixado atrás do banco do passageiro, é um ‘spoiler’ de que a viagem será diferenciada. Além de água mineral gelada, dentro de uma caixa térmica, o passageiro é informado de que pode usufruir de: álcool em gel; balas; brinquedos, para entreter crianças; guarda-chuva; kit de linhas e agulhas, para alguma emergência; lenços de papel; lixa de unhas; papel umedecido e até mesmo rede com wi-fi.

Tudo oferecido no carro – acionado na modalidade Uber XL, a mais simples – é gratuito. Durante a viagem, o passageiro pode utilizar, sem receio, cada um dos itens anunciados na placa de boas-vindas. Questionado sobre o motivo de tanta dedicação, José Erivaldo, de 55 anos, – que atende os passageiros com terno e gravata – responde: “esse é o atendimento que todos deveriam oferecer”.

Mimos oferecidos para garantem mais qualidade no atendimento (Foto: Aline Machado, Midiamax)

Atendimento nível diamante

Motorista de aplicativo há 7 anos, José soma cerca de 37 mil corridas pela Uber. O atendimento de excelência, deu a ele a classificação “Pró diamante”. Já a pontuação é quase impecável: 4,9. “Só não é 5 porque encontramos todos os tipos de pessoas”, justifica.

Classificação de José Erivaldo em aplicativo (Foto: Reprodução)

À reportagem do Jornal Midiamax, o condutor conta que antes de entrar no ramo de transporte de passageiros, ganhava a vida como garçom e foi de lá que aprendeu a servir.

“Trabalhei como garçom por 18 anos em uma única pizzaria de . Ali foi minha escola de como servir, de como atender, como lidar com as pessoas. Todo mundo deveria ser bem tratado, bem atendido, mas a cidade falha em atendimento, em todas as áreas. Agem como se não houvesse concorrência, parece que não se importam muito. Não entendo isso”, relata.

Para quem também trabalha no ramo e quer se destacar no atendimento, José Erivaldo sugere: “O meu glamour não se vê em todo lugar. A dica é a manter a paciência e o melhor atendimento. Tem que entender a situação de cada cliente. O bom atendimento é tudo”, ressalta.

Fazendo jus à proposta do aplicativo

A plataforma Uber começou a operar em Campo Grande, no dia 22 de setembro de 2016. A Capital sul-mato-grossense foi a 23ª cidade do país a contar com o serviço oferecido pelo aplicativo de transporte. No início, a proposta era atendimento que proporcionasse uma experiência diferenciada, com muito conforto, educação e segurança.

Com o passar dos anos, o número de motoristas de aplicativos cresceu e, atualmente, a plataforma conta com mais de 3 mil condutores apenas em Campo Grande. No entanto, não foi só o número de colaboradores que mudou. Atualmente, a plataforma oferece diferentes modalidades que diferenciam até mesmo o conforto durante a viagem.

No momento em que uma corrida é acionada, o passageiro recebe as opções, que vão desde as mais simples, às mais luxuosas. Ambas acompanhadas, respectivamente, pela diferença de valores.

Ao solicitar o Uber XL, o cliente indica preferência por corrida mais econômicas. Nesses casos, os carros são mais populares. Nem sempre os passageiros desfrutam de ar-condicionado, questão comumente discutida quando o assunto é transporte de passageiros por meio de aplicativo.

Por fim, a opção mais cara para o transporte de passageiro: o Uber Black. Nesta última modalidade, as viagens são chamadas de premium e realizadas em carros de luxo e preço que fazem jus ao tipo de corrida.

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