Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Saiba o que pode ter feito mulher ser atacada por peixe em balneário de MS

Especialista em comportamento de peixes explica o que pode ter levado o peixe dourado a atacar a turista em Bonito
João Ramos -
mulher atacada por peixe balneário do sol em bonito ms 4
Um exemplar de Dourado e o pé da turista atacada pelo peixe - (Fotos: José Sabino e Fala Povo, Midiamax)

inesperado de um peixe dourado (Salminus brasiliensis) a uma turista em (MS) surpreendeu a todos. De acordo com especialistas, o comportamento não é natural da espécie e pode estar atrelado a diversos fatores. E, apesar do Balneário onde ocorreu o ataque não ter informado detalhes do incidente, alguns comportamentos humanos podem apontar o que levou o animal a quase arrancar o pé da visitante.

Vinda de Presidente Prudente (SP), a vítima foi mordida pelo dourado no Balneário do Sol. Por lá, é comum que os visitantes nadem no Rio Formoso com uma infinidade de peixes como piraputangas e , sendo ataques mais leves de Piraputangas (também raros), porém menos incomuns na área.

Em relação à investida do dourado, o biólogo especialista em comportamento de peixes, José Sabino, afirma que esta não é uma ação normal do animal. “Não é comum, embora seja possível. Este acidente isolado mostra que existe o risco, embora seja baixo. Pense que há nos rios de Bonito há mais de 30 anos e esse tipo de relato não ocorreu até hoje com visitantes na região”, diz ele ao Jornal Midiamax.

O que pode ter levado dourado a cometer ataque

Professor de Ciências Biológicas da UEMS, Sabino relata que já viu casos semelhantes, que geralmente ocorrem com pescadores durante o manuseio do peixe imediatamente após a . Já sobre o ocorrido em Bonito, o profissional destaca o que pode levar um peixe dessa espécie a agir de tal maneira.

“Ele pode se confundir, embora para o turista isso não faça diferença porque lamentavelmente o acidente já ocorreu. Nos últimos tempos, o rio Formoso ficou mais turvo e isso pode gerar um erro de identificação durante o ato predatório”, explica ao MidiaMAIS.

Na área onde ocorreu o ataque também é comum que turistas alimentem os peixes, comportamento que pode ocasionar em uma dolorosa e brutal mordida. No entanto, não há a confirmação de que a visitante atacada estava oferecendo comida aos animais.

“Quando há oferta de ração para as piraputangas (alguns passeios ainda adotam a ceva para atrair esses peixes), esses peixes focam muito na comida e ‘baixam a guarda’ contra seus predadores (dourados naturalmente predam pirapitangas). Nesse momento, o dourado se aproveita para atacar a piraputanga. Caso tenha algum turista nesse momento, o risco aumenta. Nem sei se esse foi o caso desse acidente, mas fica a ressalva”, alerta o biólogo.

É possível evitar um ataque de peixe

Sabino ainda ressalta que há maneiras de evitar possíveis ataques e não atrair a atenção dos peixes. “Evitar uso de adereços com brilho como brincos e pulseiras. Evitar também agitar e bater repetidamente as mãos ou os pés. Às vezes, agitar as mãos ou os pés repetidamente pode ativar o comportamento predatório. Dourados enxergam muito bem e têm ótima audição”, frisa ele.

Por fim, o biólogo destaca: “Não presenciei e nem sei detalhes desse acidente específico e tudo que citei se baseias em hipóteses e no conhecimento científico do comportamento desse animal magnífico”.

Mulher quase perdeu pedaço do pé ao ser atacada por peixe em Bonito

Segundo relatos de testemunhas, a vítima estava sentada em uma das áreas do Balneário do Sol com os pés nas águas do Rio Formoso, quando o dourado apareceu e a atacou de maneira feroz. “Foi feia a coisa, quase arrancou o calcanhar dela”.

A turista chegou a ser internada em um hospital da cidade, onde recebeu atendimento imediato após o susto no local turístico da cidade de Bonito, mas já foi liberada. Diante do ocorrido, o Balneário do Sol emitiu um comunicado e confirmou o ataque.

“Queremos informar a todos que, no dia 10 de abril de 2024, vivemos um acontecimento incomum em nosso balneário. Uma de nossas visitantes foi ferida por um peixe dourado. Com agilidade e cuidado, nossos guarda-vidas a atenderam imediatamente. Felizmente, ela está recebendo o tratamento necessário e encontra-se em processo de recuperação”, destaca o local.

O Balneário ainda enfatiza que, embora esteja situado em meio à natureza, onde a vida selvagem surpreende os turistas de forma inesperada, “incidentes como este são extremamente raros”.

Confira nota sobre ataque de peixe a turista em Bonito:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Perseguição a motociclista termina com acidente envolvendo viatura

Deputados pedem que Motta acione PF contra grampos ilegais

Trabalhador rural é morto a tiros na região de fronteira

eSIM vs SIM: o que os brasileiros devem saber antes de sua próxima viagem

Notícias mais lidas agora

detran

‘Peixe pequeno’: mais um ex-servidor vira réu por corrupção no Detran-MS

Supercopa no Guanandizão será chance de fãs verem jogador de 2,10 metros com fama de galã

Justiça determina perícia para avaliar fraudes no contrato de R$ 59 milhões do Sigo

Brasil reafirma urgência de financiamento para ações climáticas

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores relatam apagão em Aquidauana

Ainda não há informações sobre o que pode ter ocorrido.

Brasil

No DF, indígenas pedem demarcações e combate às mudanças climáticas

O problema é que as mudanças climáticas têm abalado a renda de seu povo

Trânsito

Mulher que teve perna amputada em acidente morre na Santa Casa

O acidente aconteceu durante uma tentativa de conversão na BR-060

Esportes

Cabo Verde garante vaga inédita na Copa do Mundo

3 a 0 atuando no Estádio Nacional de Cabo Verde