Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Prefeitura e Padaria Cuê são tombadas como patrimônio histórico material em Porto Murtinho

Edificações preservam história relacionada ao ciclo da erva-mate no Estado
Monique Faria -
Padaria Cuê e Prefeitura Cuê. (Divulgação)

As edificações “Prefeitura Cuê” e “Padaria Cuê”, localizadas em Porto Murtinho, foram oficialmente tombadas como bens do Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial do Estado.

As construções remontam e preservam a história relacionado ao ciclo da erva-mate e dos primeiros portos para o escoamento da erva. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo , o tombamento é um marco significativo para .  

“Ao preservarmos essas edificações, estamos mantemos viva a memória histórica do ciclo da erva-mate e também reforçamos a identidade cultural da região. A integração com a Rota Bioceânica representa uma oportunidade única de unir nosso passado com o futuro econômico, criando um legado duradouro para as próximas gerações”, afirma.

Edificações carregam história da cidade

A Padaria Cuê é uma construção de 1928, que exibe elementos da arquitetura industrial, trazidos da Europa e da América do norte para o Brasil, como a fachada em tijolo cerâmico queimado, por exemplo. Os espanhóis Canellas e Abelardo foram responsáveis pela construção da edificação, sob o comando do comerciante uruguaio Jaime Aníbal Barrera.

A edificação funcionava como padaria no térreo e abrigava um moinho de trigo. Contudo, em 1954, a Cooperativa Florestal S/A comprou o imóvel e, em 1978, foi entregue ao estado de Mato Grosso como forma de pagamento de dívidas da cooperativa. Assim, desde 2004, abriga o Museu Dom Jaime Aníbal Barrera.

Já a Prefeitura Cuê, teve sua construção na década de 1930, com traços do estilo colonial brasileiro. O edifício funcionava como Centro Administrativo, responsável pelo movimento fiscal do Porto. Sua arquitetura simboliza a importância histórica do município no contexto estadual. O prédio passou por uma restauração em 2006 e atualmente funciona como sede da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho.

A Padaria Cuê fica localizada na Rua Dr. Costa Marques, 1089, esquina com a Rua Antônio João, enquanto a Prefeitura Cuê fica na Rua Pedro Celestino, de frente para o Rio Paraguai.

O que configura um patrimônio histórico material

Patrimônio histórico cultural é um conjunto de monumentos, construções e sítios arqueológicos, com grande importância para a identidade e memória da cultura de um povo e lugar. Este patrimônio, no entanto, é de responsabilidade do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que responde pela preservação.

Assim, patrimônio material corresponde aos bens culturais do tipo arqueológico, paisagístico e etnográfico. Com o tombamento, é possível proteger e preservar edificações, paisagens, conjuntos históricos urbanos, cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos, coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fachin

Filha de Fachin é alvo de agressões em universidade em Curitiba

Taxas futuras cedem com IBC-Br mais fraco, queda do dólar e exterior benigno

Figueirão irá desembolsar R$ 837 mil para o Rodeio Fest

VÍDEO: Carro pega fogo e incêndio se espalha pela vegetação às margens da MS-010

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Virou rotina: termômetros em Água Clara registram temperaturas superiores à 40ºC

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente mata pai, deixa filho ferido e motorista envolvido foge sem prestar socorro

Os dois estavam em uma moto carga quando foram atropelados por um veículo

Brasil

VÍDEO: Ex-delegado-geral de São Paulo é assassinado em emboscada

Ele foi baleado em uma emboscada enquanto saía da sede da Prefeitura de Praia Grande

Polícia

‘Venha buscar seu dinheiro’, disse atirador para malabarista argentino em sinal

Segundo a policia, a vítima está há poucos meses na cidade

Polícia

Três motocicletas adulteradas são apreendidas em Campo Grande

Os policiais verificavam informações sobre a presença de motos com adulteração