Prefeitura e Padaria Cuê são tombadas como patrimônio histórico material em Porto Murtinho
Edificações preservam história relacionada ao ciclo da erva-mate no Estado
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As edificações “Prefeitura Cuê” e “Padaria Cuê”, localizadas em Porto Murtinho, foram oficialmente tombadas como bens do Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial do Estado.
As construções remontam e preservam a história relacionado ao ciclo da erva-mate e dos primeiros portos para o escoamento da erva. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o tombamento é um marco significativo para Porto Murtinho.
“Ao preservarmos essas edificações, estamos mantemos viva a memória histórica do ciclo da erva-mate e também reforçamos a identidade cultural da região. A integração com a Rota Bioceânica representa uma oportunidade única de unir nosso passado com o futuro econômico, criando um legado duradouro para as próximas gerações”, afirma.
Edificações carregam história da cidade
A Padaria Cuê é uma construção de 1928, que exibe elementos da arquitetura industrial, trazidos da Europa e da América do norte para o Brasil, como a fachada em tijolo cerâmico queimado, por exemplo. Os espanhóis Canellas e Abelardo foram responsáveis pela construção da edificação, sob o comando do comerciante uruguaio Jaime Aníbal Barrera.
A edificação funcionava como padaria no térreo e abrigava um moinho de trigo. Contudo, em 1954, a Cooperativa Florestal S/A comprou o imóvel e, em 1978, foi entregue ao estado de Mato Grosso como forma de pagamento de dívidas da cooperativa. Assim, desde 2004, abriga o Museu Dom Jaime Aníbal Barrera.
Já a Prefeitura Cuê, teve sua construção na década de 1930, com traços do estilo colonial brasileiro. O edifício funcionava como Centro Administrativo, responsável pelo movimento fiscal do Porto. Sua arquitetura simboliza a importância histórica do município no contexto estadual. O prédio passou por uma restauração em 2006 e atualmente funciona como sede da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho.
A Padaria Cuê fica localizada na Rua Dr. Costa Marques, 1089, esquina com a Rua Antônio João, enquanto a Prefeitura Cuê fica na Rua Pedro Celestino, de frente para o Rio Paraguai.
O que configura um patrimônio histórico material
Patrimônio histórico cultural é um conjunto de monumentos, construções e sítios arqueológicos, com grande importância para a identidade e memória da cultura de um povo e lugar. Este patrimônio, no entanto, é de responsabilidade do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que responde pela preservação.
Assim, patrimônio material corresponde aos bens culturais do tipo arqueológico, paisagístico e etnográfico. Com o tombamento, é possível proteger e preservar edificações, paisagens, conjuntos históricos urbanos, cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos, coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.