foto: Gabriela Dias

O jornalista Rodrigo Teixeira lançará seu terceiro livro, “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, no dia 2 de agosto, sexta-feira, às 19 horas, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O evento contará com a presença do autor, dos membros do Grupo Acaba, convidados e público em geral. A obra, financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), explora a trajetória de mais de 50 anos da banda sul-mato-grossense, uma das mais antigas do Brasil ainda em atividade.

Teixeira iniciou o projeto em 2016, após o convite do membro do grupo Moacir Lacerda para escrever a biografia da banda. Ele pesquisou a história da banda, seus integrantes e compilou material do extenso arquivo de Lacerda para compor a narrativa. O grupo, fundado em 1972 como Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí (ACABA), evoluiu e se autodenominou Cantadores do Pantanal. O livro detalha as transformações do grupo, suas vitórias em festivais, a gravação do primeiro disco com o empresário Marcus Pereira e outros eventos significativos.

Capa do livro tem assinatura de Lula Ricardi

Com prefácio de Pedro Alexandre Sanches, design visual de Lula Ricardi e consultoria de Moacir Lacerda, a publicação tem 362 páginas e inclui 227 imagens, como fotos, capas de discos, matérias de jornais e documentos. Também apresenta a discografia do grupo, letras das músicas, fotos raras e críticas sobre a banda e a cena cultural de Mato Grosso do Sul. O livro cobre os principais eventos da música local, já que a banda participou de quase todas as iniciativas pioneiras do estado durante seus 52 anos de atividade.

Além do livro impresso, o projeto disponibiliza uma versão em audiobook no YouTube, em dez episódios adaptados e apresentados por Teixeira, visando a democratização da informação e acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Também será realizada a plantação e distribuição de mudas de árvores típicas do Pantanal no dia 4 de agosto, na Feira Borogodó, em Campo Grande. O livro será distribuído para escolas públicas, fundações culturais e outras instituições, totalizando 800 unidades.

O contador de histórias, o autor Rodrigo Teixeira – foto: Vaca Azul

Rodrigo Teixeira é um escritor dedicado à preservação da memória musical de Mato Grosso do Sul, com obras anteriores sobre a música sertaneja e a cena cultural local. Ele é autor dos livros “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul” (2009 e2014) e “Prata da Casa – Um Marco da Música Sul-mato-grossense” (2016). Mestre em Comunicação pela UFMS e membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS), ele também ministrará um curso sobre a história da música sul-mato-grossense de 5 a 7 de agosto, com a renda destinada à Filarmônica Villa-Lobos.

Em “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, Teixeira aplica sua experiência jornalística para examinar as várias fases do grupo, oferecendo uma análise crítica além dos fatos históricos. O livro destaca a identidade cultural de Mato Grosso do Sul e serve como material para educadores e outros interessados na cultura regional.

AGENDA

Lançamento

02 de agosto / 19h – IHGMS
Av. Calógeras, 3000 – Campo Grande (MS)

Feira Borogodó
04 de agosto / 9h – Praça da Coophafé
Rua das Garças, 3164 – Campo Grande (MS)

Curso música
5, 6 e 7 de agosto / 19h -Filarmônica Villa-Lobos Rua Visconde de Taunay, 455 – Campo Grande

Mais informações:
instagram.com/livro.acaba
youtube.com/@livrogrupoacaba
– livrogrupoacaba@gmail.com