Geralmente, as onças-pintadas do pantanal sul-mato-grossense costumam ser vistas se alimentando de carcaças de vacas, antas, veados, e outros animais maiores, por isso, avistar uma felina da região comendo uma presa pouco convencional foi motivo de espanto para o biólogo Lucas Morgado.
Lucas atua como guia da ONG Onçafari e leva turistas para expedições na região da Caiman Pantanal, na área pantaneira do município de Miranda (MS), a 236 quilômetros da capital Campo Grande. Por lá, as onças são comuns, já que vivem em uma reserva ecológica de conservação, mas o encontro relatado a seguir conseguiu quebrar a mesmice dos avistamentos.
A princípio, o alimento da felina Aroeira intrigou quem a acompanhava fazendo sua refeição. “Nesse dia, testemunhamos algo bastante inusitado e, pelo menos para mim, inédito. Encontramos a onça Aroeira se alimentando de algum animal que não conseguíamos identificar“, inicia o biólogo, que logo revela o que estava na boca da “gatinha”.
“Depois de muito tempo e de muitas suposições erradas, descobrimos que ela estava se alimentando de um macaco bugio adulto“, conta Morgado, completamente impressionado com o que viu.
Perplexo diante da cena, o jovem biólogo ainda acrescenta que apenas um exemplar da espécie não saciou a onça Aroeira. “Sabemos que as onças-pintadas são predadores bem oportunistas, mas para mim, ver uma onça-pintada caçando bugios foi algo bem inesperado. Depois que se alimentou desse bugio do vídeo, ela ainda conseguiu capturar mais um”, finaliza ele, estupefato.
Assista ao momento em que a onça se alimentava de um macaco bugio:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.
Clique no nome de qualquer uma das plataformas para nos encontrar nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e X.