Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Grupo UBU leva projeto itinerante sobre identidade de gênero e cultura popular às escolas e comunidades indígenas e quilombolas

Os assuntos serão tratados através da arte e do diálogo dentro de comunidades indígenas, quilombolas e no ambiente escolar.
Jennifer Ribeiro -
Grupo Ubu
(Vaca Azul, Reprodução)

Identidade de gênero, negritude e cultura popular. Estes serão os temas abordados pelo Grupo UBU no novo projeto cultural itinerante, ‘UBU Erê – Identidades em Trânsito’, que começa nesta sexta-feira (23). Os assuntos serão tratados através da arte e do diálogo dentro de comunidades indígenas, quilombolas e no ambiente escolar.

Segundo Anderson Bosh, diretor do espetáculo teatral de estreia, ‘Uma Moça da Cidade’, o objetivo é propiciar um ambiente de troca de experiência e esclarecimento. A ideia do ‘UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito’ é fazer diferença na sociedade e na vida das pessoas ao colocar a pauta de identidade de gênero no debate, bem como promover o combate ao preconceito, homofobia, e a democratização do acesso à cultura.

“Ao todo, serão 11 meses de trabalho em um projeto que tem essa ideia de colocar a pauta da identidade de gênero, negritude e cultura popular no foco dos trabalhos. De fevereiro a dezembro, teremos uma média mensal de duas apresentações teatrais e rodas de conversa com o público. Tudo para que haja troca de experiência, esclarecimento de dúvidas, a fim de ampliar a compreensão sobre transexualidade, empregabilidade de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, manifestação de gênero, , arte, cultura popular e tantos outros temas existentes no projeto”, explica Anderson.

Durante este período, o Grupo UBU realizará uma série de atividades, incluindo dois espetáculos teatrais e direcionadas aos professores com foco na cultura popular brasileira, técnicas teatrais, arte, protagonismo negro, etc. A trupe irá percorrer não apenas e região, mas, também, visitará comunidades indígenas e quilombolas.

A estimativa é de que o projeto atinja cerca de 3 mil pessoas até dezembro, sendo duas apresentações mensais de teatro com os espetáculos ‘Uma Moça da Cidade’ e ‘Pelega e Porca Prenha – episódio: Na Mata do Pequi’. Já os locais e datas das apresentações serão definidos, conforme a disponibilidade de agenda das comunidades e instituições de ensino.

Serviço

O espetáculo ‘Uma Moça da Cidade’ acontece nesta sexta (23) e sábado (24), às 20, no Espaço Cultural Fulano de Tal – Rua Rui Barbosa, n.º 3099, centro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Vítimas de ataque a tiros de fuzil na fronteira são identificadas

Últimas Notícias

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued

Polícia

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Iniciou-se uma perseguição até que o condutor abandonou

Brasil

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

O sistema era usado para controlar, em tempo real, todo o processo produtivo de bebidas no país