Fotojornalista do Midiamax ministra oficina para profissionais do Japão atuarem em coberturas jornalísticas

Ao todo, participaram 15 profissionais que já atuam no mercado e também interessados na área

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

O fotojornalista do Midiamax, Henrique Arakaki, de 27 anos, participou de uma oficina para profissionais do Japão, os quais buscam atuar em coberturas jornalísticas. A explanação ocorreu no formato online, direto dos estúdios do site, o mais acessado de Mato Grosso do Sul e com grande alcance em todo o país.

“A experiência foi muito boa e também foi uma surpresa o convite do Silvio Mori. É muito bom ter reconhecimento do meu trabalho fora do Brasil também. No workshop tratei do fotojornalismo moderno e como a tecnologia facilita a rapidez dos processos fotográficos, desde o click até a entrega das fotos editadas para a redação”, explicou Arakaki

Atuando no ramo há 5 anos, o fotojornalista também aproveitou o momento para falar da história da profissão, citando grandes nomes brasileiros e mundiais. Além disto, comentou sobre sua ligação com o Japão, já que possui descendência com o primeiros imigrantes que saíram de Okinawa e vieram ao Brasil.

(Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Encontro ocorreu presencialmente em Hamamatsu

O encontro, em Hamamatsu, foi preparado pelo jornalista Silvio Mori, correspondente da TV Cultura no Japão, e teve como finalidade preparar os profissionais de fotografia e vídeo na produção de reportagens online e para TV. Ao todo, participaram 15 profissionais que já atuam no mercado e também interessados na área.

“A ideia surgiu em 2021 na cobertura da Olimpíadas, quando precisei de um cinegrafista para a cobertura e encontrei apenas videomakers. O cameraman para a produção de reportagem precisa entender os termos técnicos e isso são poucos que sabem”, explicou Mori.

A abordagem envolveu também o trabalho de assessoria de imprensa, que envolve fotógrafos e cinegrafistas, sendo também abordado o direito de propriedade e uso de imagens, seja em vídeo ou foto, além de técnicas de vídeo utilizadas em uma reportagem, como qualidade e tamanho de imagem, enquadramentos, a velocidade de envio das imagens e as transmissões ao vivo.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

rio mato grosso do sul peixes imensos gigantes (2)
personagens super herois