“Fonte de inspiração”, diz Ronaldo Fraga sobre riquezas de MS na moda autoral

Estilista mineiro palestrou no Pantanal Fashion Week, em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ronaldo Fraga Pantanal Fashion Week
Ronaldo Fraga. (Reprodução, Instagram)

Conhecido pelas paisagens naturais exuberantes, pelo Pantanal, e pelas fortes raízes indígenas, Mato Grosso do Sul floresce cada dia mais no cenário de moda autoral. Na última quinta-feira (12), o renomado estilista mineiro Ronaldo Fraga esteve em Campo Grande para palestrar no Pantanal Fashion Week. Na ocasião, compartilhou sua trajetória na moda brasileira e pontuou a importância de Mato Grosso do Sul para o segmento.

Ao Jornal Midiamax, Ronaldo destacou as riquezas associadas ao estado, que podem ser aproveitadas na moda, como fonte de inspiração. “Mato Grosso do Sul é um destino que coloca muito desejo. Pelo Pantanal, pela natureza e pela própria história. E digo mais, é a terra do grande Manoel de Barros”, diz.

Fraga enfatizou a importância de estilistas locais apropriarem-se de todo esse potencial para fazer moda. “Eu tenho certeza que o caminho para os designers locais é olhar para a cultura local, trabalhar a cultura local. Porque o estrangeiro chega, olha, se inspira, leva e depois, como dizem, copia”, ressalta.

Pantanal na mira

O estilista demonstrou, ainda, preocupação com a preservação do Pantanal, já que a indústria da moda é conhecia por ser uma das mais poluentes do mundo. “Em todas as etapas, [a moda] é um setor altamente poluente e o desafio é que a construção de práticas sustentáveis não seja algo de moda, mas seja algo absorvido pela moda, por quem faz moda”, explicou Ronaldo Fraga.

Dessa forma, acredita que o caminho para uma moda mais sustentável, no futuro, é trabalhar essa consciência no profissional da moda, enquanto continua no processo de aprendizagem. “Isso é uma pauta que precisa ser discutida desde a formação dos profissionais de moda, na escola”, diz.

Entrevista de Ronaldo Fraga ao Jornal Midiamax. (Foto: Dândara Genelhú, Midiamax)

Importância da moda autoral

Refletindo sobre a moda comercial brasileira, Ronaldo pontua a falta de originalidade, já que os produtos são, atualmente, produzidos na China, em sua grande maioria. “Ela traz os cacoetes e as cópias daquilo que foi lançado no mercado europeu. Ela já nasce velha”, aponta. Assim, a moda autoral é capaz de preencher as lacunas da falta de criatividade e inovação. “O frescor e o oxigênio estão na moda de autor”, diz.

Traçando um paralelo do que vestimos e do que comemos, Ronaldo lembra que a gastronomia autoral é capaz de atrair pessoas a ponto de atravessarem o oceano para conferir pessoalmente. Assim deve acontecer com a moda. “É o caminho da moda. Eu vou ter que vir aqui para um crochê feito por um estilista daqui, de uma técnica feita por ele, que ele se inspira aqui”, reflete.

Revisitando MS

Mato Grosso do Sul já se tornou um velho conhecido de Ronaldo. Isso porque, antes da pandemia de Covid-19, o estilista veio diversas vezes ao estado para desenvolver um projeto na cidade de Coxim. Esse, usava couro de peixe como matéria-prima.

A experiência que teve no estado foi tão positiva, que o sentimento, após o término do projeto era de saudade. “Eu estava morrendo de saudade do Brasil, e um dos lugares do país que eu estava morrendo de saudade era Campo Grande”, comentou.

Assim, quando foi convidado para vir palestrar, Ronaldo fez questão de conseguir uma “brecha” em sua agenda. Não apenas para revisitar o local e matar a saudade, mas para contribuir com o evento e, de certa forma, com a moda autoral do estado. “Essa conexão com a cidade, com o Brasil, vem daí”, diz.

Ronaldo Fraga. (Dândara Genelhú, Jornal Midiamax)

Pantanal Fashion Week

Realizado entre 11 e 13 de setembro, o Pantanal Fashion Week promoveu a moda autoral e incluiu desfiles, palestras, shows musicais e exposição fotográfica em sua programação. O Colegiado de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul foi o idealizador do evento, que contou com o apoio do Sesc Cultura, Sebrae MS, Instituto Projetos Livres, Ponto Bar e do Governo do Estado.

A estilista e coordenadora do Colegiado de Moda Autoral sul-mato-grossense Nair Gavilan explica que o evento tem o intuito de dar mais visibilidade aos criadores autorais de moda, que não possuem o desejo de deixar o estado.

“É super importante a primeira edição deste evento para trazer a visibilidade para esses artistas, que existem há muitos anos aqui no Centro-Oeste, mas que não querem trabalhar em São Paulo ou no Rio de Janeiro, mas querem continuar trabalhando aqui, na moda regional e autoral”, ressalta.

Conforme a analista-técnica do Sebrae/MS Penélope Herradon, o evento se faz relevante para alavancar o setor em Mato Grosso do Sul. “A primeira edição do Pantanal Fashion Week é um espaço que fomenta a economia criativa e gera oportunidades de negócio para os empreendedores do setor, mostrando que há muito espaço para crescimento”, destaca.

Pantanal Fashion Week. (Divulgação, Sebrae)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados