Folclore e Halloween juntos, sim: Dia das Bruxas não deve suprimir Dia do Saci, e vice-versa
Ambos habitam nosso imaginário popular e a preferência, segundo especialistas, é uma questão de escolha: ‘Simples assim’
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O festejo do Dia das Bruxas precisa suprimir o Dia do Saci? E vice-versa? Esta é a “briga boba” de todo dia 31 de outubro que, segundo especialistas, não se chega a lugar algum e o que vale é valorizar a nossa cultura e imaginário popular. No entanto, para isto, é importante sabermos quem são estes seres.
Conforme a professora Marley Sigrist, eleita recentemente presidente da Comissão Nacional do Folclore, a identidade do brasileiro é reforçada no momento em que valorizamos a nossa própria cultura. “Os mitos fazem parte do imaginário brasileiro, enriquecendo a cultura e o patrimônio brasileiro. A indústria cultural é sempre cruel com a nossa cultura, relegando os aspectos mais tradicionais para um segundo plano e contribuindo para seu esquecimento e, por isto, existe a disputa de comemorações”, argumentou.
Desta forma, ainda de acordo com Marley, há quem prefira a cultura midiática e importada. “Pode parecer mais alinhada, mais chique, mas, é sempre invasora e ligada ao capital. Quaisquer modas estrangeiras são assim. Ao passo que nossos costumes são mais orgânicos, vivenciados por nossos ancestrais, por isso são todos tidos como patrimônio. E enquanto educadora, meu dever é valorizar a cultura nacional em todos os seus ângulos, inclusive no imaginário popular. É uma questão de escolha que pode ser feita, simples assim”, opinou.
‘Bruxas são reais e não um folclore’, fala sacerdote
O sacerdote e mentor da escola Cabana das Bruxas, Renan Ryan, de 34 anos, afirma ser um bruxo. Segundo ele, ambos habitam o imaginário popular, sendo o saci-pererê um dos personagens mais icônicos do folclore brasileiro.
“Acredita-se que tenham raízes em tradições africanas, além de influências indígenas e europeias. No entanto, seu mito se consolidou como símbolo da cultura popular brasileira. O dia do saci é celebrado no dia 31 de outubro, mesma data do Halloween, principalmente, para enfatizar a valorização da cultura nacional. Já as bruxas são pessoas reais, que acreditam no poder da natureza, não desmerecem o deus cristão, apenas praticam outras formas de culto e conexão com o divino”, afirmou.
Segundo Ryan, a única semelhança entre eles é a data escolhida para comemoração. “Só que as bruxas são reais e não um folclore. O dia das bruxas foi criado como uma data comercial inspirada na antiga tradição celta chamada Samhaim, festividade que celebra a última colheita antes da chegada do inverno. E era um momento em acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam ao mundo dos vivos. O dia de finados, por exemplo, foi quando a igreja cristianizou por ser uma celebração próxima a este período”, comentou.
Desde então, é celebrada sua ancestralidade, tradições e é um momento de agradecer sua colheita pessoal, que nada mais é do que um momento de reflexão e introspecção, incluindo o resultado de pensamentos, palavras e ações durante o ano que passou.
“As abóboras, que hoje fazem parte de uma festa, eram lanternas que iluminavam os caminhos para os espíritos familiares e afugentavam os espíritos maléficos, já que o véu entre os mundos está mais tênue nesta época do ano, assim como os doces eram as trocas dos frutos da colheita. Ou seja, o saci e uma coisa, Halloween e outra coisa. Bruxa não e saci, saci não e bruxa”, finalizou.
E você, como vai comemorar o dia 31 de outubro? Conte pra gente!
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Campo-grandense é vítima de fraude eletrônica e tem prejuízo de R$ 8 mil em compras não autorizadas
Golpistas realizaram compras nos cartões de débito e crédito
Traficante é preso com mais de 3KG de pasta base de cocaína avaliados em R$ 40 mil
Flagrante foi realizado pelo Serviço de Inteligência do Batalhão de Choque
Influenciadora digital morre ao ser arrastada por enchente em Uberlândia
Algumas pessoas tentaram ajudar o casal, mas o carro foi levado pela força da água
Homem tentou matar esposa por ciúme do filho dela em Dourados
Mulher sofreu agressões e ameaças de morte do marido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.