A partir da próxima segunda-feira (29), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza o 7º Festival Internacional de Violão, na Cidade Universitária. O evento vai reunir instrumentistas de diversas regiões do Brasil e de outros países em concertos e atividades didáticas, que vão até o dia 3 de agosto.

A abertura do Festival acontece na segunda-feira, às 20h, no Teatro Glauce Rocha. O evento integra a programação de comemoração dos 45 anos da Universidade Federal e a campanha Eu Respeito de julho.

Durante os dias de evento, violinistas sul-mato-grossenses e de outros estados do país se apresentam ao lado de profissionais renomados no exterior. Além disso, a programação do evento contempla também masterclasses e minicursos, que acontecem do dia 30 de julho à 2 de agosto, no prédio do Curso de Música da UFMS.

Programação de concertos

Na cerimônia de abertura, que acontece na segunda-feira (29), a Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS se apresenta, com participação do violonista da USP (Universidade de São Paulo), Gustavo Costa. Em seguida, será a vez do duo de violão e piano formado pelo italiano Emiliano Leonardi e pela russa Lelyzaveta Pluzhko. 

Já na terça-feira (30), os violonistas Cyro Delvizio, da USP, e Flavio Rodrigues, da Universidade Nacional do Paraguai performam com Emiliano Leonardi. Na noite de quarta-feira (31), Edelton Gloeden, professor da USP se apresenta ao lado de Thomas Patterson, professor da Universidade do Arizona.

Na quinta-feira (1º), a violonista uruguaia Maria Haro performa com o violonista brasileiro Daniel Murray. Os concertos acontecem no Teatro Luís Felipe Oliveira, sempre às 20h. Assim, Edelton Gloeden fecha a programação de concertos, com uma apresentação na noite de sexta-feira (2).

Mais informações sobre o Festival Internacional de Violão podem ser obtidas na página festivaldeviolao.ufms.br.