Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Em Corumbá, devotos agradecem e pedem bênçãos a Iemanjá nas margens do rio Paraguai

É tradição no Brasil saudar a deusa das águas na noite da virada de ano
Priscilla Peres -
(Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Na virada do ano as praias se enchem de pessoas comemorando a chegada de mais um ano e louvando a deusa das águas, Iemanjá. A tradição também é mantida nas águas do rio Paraguai, em Corumbá, onde anualmente milhares de devotos se reúnem para agradecer por mais um ano e pedir bênçãos.

Na noite de 30 de dezembro, a prainha do Porto Geral de Corumbá estava lotada. O jornal local, Diário Corumbaense acompanhou a festividade que tem raízes em religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé.

Com uma imagem de Iemanjá e sem nenhuma estrutura pública, devotos se reuniram na margem do rio para saudar a deusa e receber boas energias para o ano que se inicia. Ao som de tambores e cantos, sob a luz da lua e de velas, barquinhos de isopor são colocados na água com oferendas para presentear Iemanjá.

Pai de santo Robson de Ogum explica que a tradição na margem do rio acontece entre os dias 29 e 31 de dezembro.

(Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

“Nós damos graças à Iemanjá e todos os Orixás, por tudo que conseguimos durante o ano. As pessoas vêm para pegar o ‘Axé’, pedir energias positivas para o próximo ano, para que seja um ano de coisas boas, de saúde, felicidade e caminhos abertos. Que não deixem morrer essa tradição, pois a nossa fé sempre será em primeiro lugar. A gente louva o Orixá e adora o Sagrado pedindo vida longa e saúde para todos, que seja uma Corumbá boa e que venham muito sucesso e vitórias para todos”, desejou em entrevista ao Diário Corumbaense.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Venezuela proíbe voos da Colômbia após prisões em suposta conspiração

Campo Grande recebe Caravana das Juventudes nesta sexta

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

Familiares procuram por idoso que desapareceu na região da Júlio de Castilho

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

BR Feminino: Palmeiras e Inter fecham 11ª rodada com empate

Últimas Notícias

Esportes

Bia Haddad estreia com vitória de virada no WTA 500 de Estrasburgo

A vitória com gosto de superação é apenas a quarta de Bia este ano

Polícia

Campanha contra violência doméstica e feminicídio é lançada no próximo dia 29 em MS

De janeiro a maio de 2025, o dossiê aponta o registro de oito feminicídios

Brasil

Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas

As atividades online são conduzidas por "fadas madrinhas"

Polícia

R$ 2,3 milhões em cigarros contrabandeados são apreendidos em Dourados

Caçamba carregada com mais de 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados