Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Duas construções de Porto Murtinho devem entrar no rol de Patrimônio Cultural Material de MS

A Padaria Cuê e a Prefeitura Cuê foram construídas entre os anos de 1920 e 1930 e devem ser incluídas no 'Livro do Tombo Histórico'
Jennifer Ribeiro -
FCMS
A Padaria Cuê e a Prefeitura Cuê. (Divulgação)

Foi publicada, na edição desta quarta-feira (21) do Diário Oficial do Estado, a decisão do Conselho Estadual de Políticas Culturais de de dar parecer favorável aos processos de tombamento de duas edificações importantes do município de : a Padaria Cuê e a Prefeitura Cuê. Ambas foram construídas entre os anos de 1920 e 1930 e devem ser incluídas no rol do Patrimônio Cultural Material de Mato Grosso do Sul.

Segundo o Conselho, as duas edificações estão entre as de maior expressão quanto à riqueza histórica e arquitetônica do estado. A tramitação do processo é feita pela (Fundação de de Mato Grosso do Sul) para que as inscrições dos prédios sejam feitas no ‘Livro do Tombo Histórico’.

Sobre as edificações

A Padaria Cuê é uma construção com elementos da arquitetura industrial trazidas da Europa e da América do Norte para o , com a fachada toda em tijolo cerâmico queimado aparente decorrentes da Revolução Industrial e retomada no século XX.

Edificada a mando do comerciante uruguaio Jaime Aníbal Barrera, pelos construtores espanhóis Canellas e Abelardo, a edificação além de funcionar como padaria no térreo, possuía também a função de abrigar o moinho de trigo em Porto Murtinho. A obra foi concluída em 1928.

A edificação fica localizada na Rua Dr. Costa Marques, 1089, esquina com a rua António João. O prédio se tornou domínio da prefeitura municipal de Porto Murtinho em 2004, quando passou a abrigar o Museu Dom Jaime Aníbal Barrera.

Já a Prefeitura Cuê foi construída na década de 1930 e se apresenta com ideias do neoclássico, com traços do colonial brasileiro. Localizada na Rua Pedro Celestino, de frente para o Rio Paraguai, o edifício funcionava como Centro Administrativo que comandava o movimento fiscal do Porto. Sua arquitetura representa o período áureo de importância do município no cenário estadual. O prédio foi recuperado em 2006 e abriga atualmente a sede da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adriane Lopes cria GT para melhorar atendimento na Casa da Mulher Brasileira

alems

Deputados votam projetos do TCE e MPMS nesta quinta

IMPCG

Aposentados e pensionistas nascidos em março são convocados para recadastramento do IMPCG

lua

Lua Rosa e chuva de meteoros: Confira o calendário astronômico de abril em MS

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

VÍDEO: Caminhonete foi flagrada em alta velocidade antes de bater contra árvore em Campo Grande

Filho de Andressa Urach é diagnosticado com autismo: ‘Um baque’

Últimas Notícias

Polícia

Perito chefe alvo do Gaeco por fraude em laudos é ‘dispensado de função’ em MS

Perito emitia laudos falsos para liberação de veículos apreendidos

Transparência

Prefeitura da Capital firma acordo de R$ 3 milhões para abrir 331 vagas de creche

Sociedade Assistencial Meimei atende crianças da pré-escola em tempo integral

Economia

Expogrande é ‘exposição ouro’ dos rankings nelore mocho e pelagens

Fabio Eduardo Ferreira será responsável pelo julgamento do nelore pelagem, e Rodrigo Ruschel Lopes Cançado avaliará o nelore mocho

Transparência

Após barrar quatro propostas mais baratas, MPMS vai pagar R$ 1,5 milhão para reformar muro

Resultado foi homologado no diário oficial do MP desta quinta-feira