Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Defensor do Pantanal, advogado de MS lança livro que mostra ‘amores e dores’ da região

Nelson, após os 60 anos, resolveu tirar da gaveta seus poemas e mostrar todo este sentimento de conhecimento sobre a região pantaneira
Graziela Rezende -

O , escritor e poeta Nelson Araújo Filho lança, nesta quinta-feira (28), o seu livro “Pantanais de Areia”. A obra mostra os amores e dores de uma região do Pantanal até então pouco conhecida, o chamado “Payaguás dos Xarayés”.

Assim, como uma pessoa que dedicou boa parte da sua vida para conhecer e defender o cuidado racional do nosso amado Pantanal, Nelson, após os 60 anos, resolveu tirar da gaveta seus poemas e mostrar todo este sentimento de conhecimento sobre a região pantaneira. “São quase 40 anos de espera de um sonho essa obra”, disse.

O livro já foi lançado na IV FELIT – Feira Literária de Dourados (MS), na Feira Providencial Del Libro, no Centro de Convenções Corrientes, em Corrientes na Argentina e também com distribuição no , Chile e Bolívia. Outras cidades do , como , Ponta Porã, Três Lagoas, , Rio Verde estarão recebendo a obra do poeta e escritor em breve, conforme sua assessoria de comunicação.

Livro aborda mudanças no Pantanal desde a década de 60

Sobre as mudanças, o Dr. Nelson diz que se referem ao homem, principalmente. “Não é só a terra que mudou, o homem também mudou e paga por isso. O que consegui enxergar, nós procuramos colocar nos textos. Então, sobre um Pantanal desconhecido, sobre o Paiaguás, que é esse grande território alagado de forma permanente, que são os versos, que são as histórias contadas no livro Pantanal de Areias”, explicou.

Conforme o advogado, o livro fala de um pantanal desconhecido e impactado pelo assoreamento, derrame de areia, partido planalto, algo que iniciou na década de 60 e vem se arrastando até hoje. “E esse derrame de areia é um desastre ambiental, provocou mudanças importantes. E tão ruim, tão grave quanto o desastre ambiental que está em andamento, o desconhecimento dessas alterações é tão grave, talvez até mais grave, porque as pessoas sabem que é um desastre, mas, os órgãos, o poder público de um mundo geral, a sociedade organizada têm conhecimento de que é um desastre ambiental em andamento, que é o derrame de areia”, lamentou.

Assim, a obra resultou do derrame de areias na Planície Pantaneira. “A areia ocupou a calha dos rios e as águas para ocupar os territórios da Planície, com alagamentos que são permanentes, 40, 50 anos de alagamentos. O fogo, olha, o fogo é o resultado direto desse problema. A imprensa disse que o Pantanal pegou fogo, e isso é uma grande mentira. Pegou fogo o Pantanal de areias. Fora do Pantanal das areias não teve fogo. Desde 20, quando começaram esse ciclo de incêndios, o restante do Pantanal, que não é atingido pelo derrame, não é atingido pelo desastre, pegou fogo. Só pegou fogo esse pantanal, o pantanal das areias. E o seu grande alagado nós chamamos do Paiaguás do Xarayés”, finalizou.

Serviço: O livro foi editado pela Editora Arandu, contém 104 páginas e custará R$ 50.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Últimas Notícias

Polícia

Líder do PCC, Piloto é condenado por assassinato de jovem ocorrido em cadeia no Paraguai

O crime teria sido cometido para impedir a extradição de Piloto para o Brasil

Cotidiano

VÍDEO: moradores de assentamento combatem incêndios em vegetação

As chamas se iniciaram por volta das 15 horas

Polícia

PRF e PM apreendem 1,3 tonelada de maconha após fuga na BR-267

No carro foram encontrados os tabletes de maconha

Brasil

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

7,8 mil vagas de mestrado e doutorado gratuitas a docentes