De sacolas cheias a anúncios nas redes: Doar manga é prática comum que se repete todo ano em MS

Doação de frutas é comum na capital e no interior de Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Época de mangas em Campo Grande. (Maria Eduarda Livramento, Midiamax)

Seria um costume sul-mato-grossense doar mangas aos vizinhos na época da fruta? Após o Jornal Midiamax publicar matéria sobre anúncio em grupo do Facebook para doação de mangas, a reportagem recebeu diversos relatos de pessoas que fazem o mesmo quando os pés de manga de suas residências estão carregados da fruta.

Desde a infância, Silmara da Silva pereira, 29 anos, vê a mãe juntar sacolas de manga e doar aos conhecidos. O costume vem da época em que se mudaram para a casa no Jardim Campo Alto. “Quando minha mãe mudou para cá, já tinha o pé de manga. Eu era pequena nessa época”, disse.

Ano a ano, quando chega a época da manga, a mãe junta as sacolas para distribuir aos conhecidos – ou eles mesmo vão até a casa para pedir. “Só hoje veio bastante pessoal pegar”, contou Silmara.

Pé de manga na casa de Silmara. (Arquivo Pessoal)

Costume no Interior de MS

Mas não é só na capital que esse costume ocorre. Em Ribas do Rio Pardo, Martin Hartelsberger, 42 anos, também tem o hábito de doar as frutas quando estão maduras. A boa ação foi herdada de seu pai e, desde então, todos os anos ele separa mangas, abacates e até caju para doar.

“Minha casa é praticamente uma chácara. Além de manga, produzimos outras frutas e dividimos com as aves e as pessoas. Isso é algo que vem de muito tempo, começou com meu finado pai. Hoje apenas damos continuidade ao que ele começou”, conta.

As mangas, especificamente, são colocadas todo ano em uma bancada para que as crianças da região passem e peguem. “Faço uma bancada e coloco sacolas com cinco a 10 mangas por sacola, e deixo em frete de casa. É a felicidade da gurizada”, comenta.

Martin aguarda mangas ficarem maduras, este ano, para doá-las. (Arquivo Pessoal)

Você tem esse costume também de doar mangas e outras frutas aos vizinhos? Conta para a gente no Canal Midiamax, pelo WhatsApp (67) 99207-4330.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados