Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Comida de piranha? Como pedaço de pé foi parar dentro de tanque em Bioparque

Pedaço de pé apareceu em recinto e chamou atenção de quem visitava o circuito de aquários em Campo Grande
João Ramos -
pé comida piranha bioparque pant
Pés serviram de decoração e alimentação das piranhas ocorre de outra maneira no complexo - (Fotos: Bioparque Pantanal)

Visitantes que passearam no Bioparque na última semana foram surpreendidos com uma cena bastante inusitada no complexo. Isso porque, dentro de um dos tanques, havia o pedaço de um pé, fazendo alguns internautas que viram a imagem acreditarem que se tratava de comida para as piranhas.

No entanto, não é nada disso. O pé é fake e fez parte da temática preparada pelo aquário para o dia de Halloween. Além disso, o objeto que simula o membro do corpo humano com sangue e fratura exposta não foi jogado no tanque das piranhas, mas sim no das piramboias.

A brincadeira apareceu brevemente em um dos vídeos publicados pelo próprio complexo para mostrar os detalhes do Dia das Bruxas no local e o pezinho dentro da água não passou despercebido. Por lá, tudo foi pensado para deixar o ambiente mais aterrorizante possível na data temática.

Uma das piramboias do Bioparque em seu recinto - (Foto: Bioparque Pantanal) comida piranha pé bioparque
Uma das piramboias do Bioparque em seu recinto – (Foto: Bioparque Pantanal)

Peixe que teve tanque decorado por pé fake em Bioparque pode morrer afogado

O pé foi colocado num recinto especial e pequeno, de manejo mais simples, no meio do circuito, onde “moram” as piramboias. Sem nenhuma relação com as piranhas, que são carnívoras, as piramboias são uma espécie aquática inofensiva, também conhecida como peixe-. Além disso, ainda que vivam na água, podem morrer afogadas.

Isso ocorre porque o animal é um peixe ósseo pulmonado, o que significa que respira através de pulmões primitivos e precisa subir à superfície em busca de oxigênio.

Conforme o Bioparque, a piramboia é considerada um fóssil vivo “por ser a possível transição entre os peixes e anfíbios, apresentando tanto a respiração branquial como a pulmonar em diferentes fases da vida”.

comida piranha pé bioparque
Tanque das piranhas no complexo de aquários – (Foto: Bioparque Pantanal)

Comida das piranhas

Já em relação às piranhas, ao menos no complexo, elas se alimentam basicamente de ração, insetos aquáticos, crustáceos, partes de nadadeiras, escamas de outros peixes e NÃO de pedaços do corpo humano, como alguns pensaram.

À reportagem, o Bioparque Pantanal explica que, como a espécie é monitorada, os biólogos mergulhadores que fazem a limpeza do tanque não sentem receio de nadar com esses peixes.

O empreendimento também ressalta que os ataques a humanos costumam acontecer quando há a ocorrência de algum sangramento, o que não é o caso do Bioparque, pois os mergulhadores responsáveis pela manutenção dos recintos das piranhas passam por uma série de protocolos de segurança antes de entrar na água, para garantir o bem-estar dos peixes e jacarés que dividem o espaço, mas também para a assegurar a própria integridade física.

Conforme explicado à reportagem, os animais do local já estão acostumados com a presença dos biólogos embaixo d’água, até porque alguns deles já nasceram ou cresceram em ambiente controlado, o que dificulta o desenvolvimento do instinto do ataque.

Além disso, o fato dessas espécies receberem diariamente a melhor alimentação contribui para o desinteresse por refeições carnívoras.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTube e X.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros