Com exibição de documentário, Arquivo Público Estadual expõe o processo de construção dos símbolos de MS

Temporada expositiva tem início nesta quinta-feira (10), em comemoração aos 47 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Documento do Arquivo Público Estadual. (Divulgação, FCMS)

Em comemoração aos 47 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul, o Arquivo Público Estadual realiza a exposição “Os Celeiros de Farturas”, sobre o processo de construção dos símbolos estaduais. A temporada expositiva tem início na quinta-feira (10).

A exposição tem foco nas escolhas de símbolos do estado, como o brasão de armas e bandeiras, que passou por um concurso, bem como a construção do hino. O objetivo é contar a histórias desses símbolos (bandeira, brasão e hino). Assim, serão expostos documentos originais, cartas, rascunhos, documentário, a primeira bandeira e textos explicativos.

Toda a programação e exposição acontecem no prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho. A programação começa às 8h30, com execução dos hinos nacional e estadual, pela Banda Marcial da Política Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Haverá também hasteamento de bandeiras na entrada do prédio.

A exposição “Os Celeiros de Farturas” abre às 9h, no Arquivo Público Estadual, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania. O curta-documental “Hino – Glória e tradição de uma gente audaz” será exibido às 10h, no Museu da Imagem e do Som, que fica no terceiro andar do prédio. Ao fim da exibição, haverá debate com a participação de Lizandra Gomes, Carlos Iracy Coelho Neto, Lenilde Ramos e Tereza Gonçalves.

A exposição fica até o dia 15 de janeiro de 2025. O Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Divisão do Estado

No dia 11 de outubro de 1977 a assinatura da Lei Complementar n° 31 criou o Estado de Mato Grosso do Sul. A criação do Estado ocorreu a partir da “divisão” ou “desmembramento” das áreas antes pertencentes ao Mato Grosso.

A instalação de Mato Grosso do Sul ocorre em 1° de janeiro de 1979, sendo que no período entre a criação e a instalação de fato, ainda era parte do Mato Grosso. Assim, essa transição foi marcada por ações, que eram organizadas a partir de Campo Grande. Entre as ações, estavam articulações e organização do futuro governo, bem como, a escolha de seus símbolos.

Logo após a criação, em 11 de outubro de 1977, um concurso tinha intenção de escolher o hino oficial do recém-criado Estado. Contudo, a história conta que nenhum texto agradou o suficiente a comissão julgadora.

Dessa forma, às vésperas do dia 1º de janeiro de 1977, um grupo de pessoas recebeu um chamado, às pressas, para compor a letra do hino. Seguindo uma partitura do maestro gaúcho Radamés Gnattali, a população conheceu o hino tocado em cerimônia no dia seguinte, no teatro Glauce Rocha.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados