Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal

Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Monique Faria -
Casa de Elizabeth e Júlio recebe decoração de Natal há 13 anos. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Decorar a casa para a chegada do Natal ainda é uma tradição para muitas famílias brasileiras. Na casa de Elizabeth e Júlio, por exemplo, é uma tarefa quase obrigatória há 13 anos. Os enfeites, entretanto, passam longe do básico, pois a exuberante é de encher os olhos de quem passa pela Rua Pedro Medeiros, no .

Com estátuas de Papai Noel de todos os tamanhos, pisca-piscas de todas as cores, guirlandas, quebra-nozes e presépios de vários estilos, a casa chega a ser um ponto de referência no bairro. A responsável por toda a decoração, Elizabeth Glisolia Strobel, de 73 anos, recebeu nossa equipe de reportagem com grande empolgação.

A dona da casa mostrou com orgulho cada cantinho, enfeite por enfeite. Aliás, alguns deles foram fabricados com suas próprias mãos, como os quadros bordados com temas natalinos. “Os quadros de ponto cruz eu que bordo, cada época tem um quadro bordado por mim. Eu fiz também as almofadas e as cortinas de Natal”, conta.

Quadros de Natal foram bordados por Elizabeth. (Madu Livramento, Midiamax)

O gosto por atividades manuais surgiu há alguns anos, quando Elizabeth foi diagnosticada com depressão. “Eu tive depressão há muitos anos e a recomendação que me deram foi para me ocupar. Sei fazer tricô, crochê, mas agora o que estou gostando mesmo é de bordado”, afirma. 

Contudo, mesmo gostando de fazer os enfeites personalizados, fazer compras de novos enfeites de Natal é um evento anual para Elizabeth. “Eu prefiro comprar mesmo, tem tanta coisa bonita nas lojas. Cada ano eu compro uma coisinha nova. Esse ano foi a base da árvore de Natal, que deu um charme especial para ela”, conta.

Base da árvore foi a última aquisição do casal. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Decoração de Natal é montada anualmente há 13 anos

A tradição de decorar a residência já dura 13 anos. Nesse período, Elizabeth foi colecionando relíquias temáticas em sua casa, alguns comprados por ela mesma e outros ganhados de presente.

“Eu tenho um quarto lá nos fundos cheio de caixas de plástico, onde ficam guardados os itens de decoração. Tem de Páscoa, Natal e São João, que eu costumo montar quando não viajo”, explica. 

Entre os enfeites, os Pinóquios chamam atenção pendurados nos lustres da casa. Esses, além de combinarem com o tema festivo, têm um motivo especial para estarem ali.

Pinóquios fazem parte da decoração da casa. (Madu Livramento, Midiamax)

“Minha família é italiana e tem uma tradição que toda família italiana tem que ter um Pinóquio. Então, minha irmã foi para a e trouxe para um para mim e um para ela. Eu sempre amei o Pinóquio. Tenho também o Geppetto e o Pinóquio”, conta Elizabeth.

Marido de Elizabeth, o arquiteto e urbanista Júlio César Diniz, 66 anos, conta com orgulho que a decoração foi toda pensada pela esposa. “A decoração desse ano é mérito dela. Tudo foi ela que fez, e não acha nada igual por aqui”, comenta.

Assim, a missão de colocar os enfeites demorou cerca de uma semana, começando pela árvore com personagens da Disney, e se estendendo para a parte externa da casa. “Ano passado eu contratei uma empresa para arrumar a decoração, foi quase R$ 5 mil. Esse ano decidi fazer sozinha, foi mais de uma semana montando aos poucos, e ficou bem mais enfeitado”, explica Elizabeth. 

Elizabeth e Júlio mostram com orgulho casa decorada para o fim de ano. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Tradição natalina foi herdada pelos pais europeus

Conforme Elizabeth, a tradição de Natal veio de seus pais, que são europeus. Assim, desde criança ela costumava montar a árvore e o presépio com sua família. Este, continua guardado em sua casa, e participa da decoração todos os anos.

Mesmo com marcas do tempo, as estatuetas do presépio dão um toque especial para o cenário natalino. “Está um pouco desgastado, mas está inteiro. Esse é meu primeiro presépio, mas depois dele comprei outros. Tem um bem grande que fica dentro da casinha”, mostrou.

Presépio faz parte da família desde a infância de Elizabeth. (Madu Livramento, Midiamax)

“Eu herdei essa tradição dos meus pais. Desde criança tinha esse gosto pelo Natal. Meus pais faleceram e eu pensei ‘vou ter que continuar’. Meu marido é arquiteto e reformou a casa para deixar do jeito que a gente queria. Desde então, faço a decoração”, diz.

Além da tradição dos enfeites, Elizabeth mantém uma outra: desmontar a árvore no dia 6 de janeiro (dia de Reis), fazer um bolo especial e distribuir para os vizinhos. Assim, ela começa o ano fazendo uma boa ação.

“Quando eu não viajo, desmonto a árvore no dia 6 de janeiro, faço bolo de Reis e distribuo para meus vizinhos. O bolo tem frutas cristalizadas, uvas-passas, leite condensado e melado. Fica uma delícia! A tradição é fazer e distribuir, não ficar com ele só para você”, conta.

Árvore de Natal foi decorada com personagens da Disney. (Madu Livramento, Midiamax)





Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Pedestre é socorrido em estado gravíssimo após ser atropelado na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro