Aconteceu: animais que comem piranhas são levados para fora após crescerem em Bioparque
Exemplares chegaram ao Bioparque Pantanal em tamanho reduzido, mas agora já estão grandes o suficientes para morar do lado externo do complexo
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Demorou, mas aconteceu. Guardados no Bioparque Pantanal desde outubro de 2023, dois peixes da espécie pirarara que chegaram filhotinhos ao local já cresceram o suficiente para finalmente serem expostos em um tanque do complexo.
Chamados de Tuquinha e Naína, os exemplares foram doados ao Bioparque Pantanal pelo Projeto Pacu há mais de um ano e foram recebidos pelo empreendimento de fauna em tamanho reduzido. Por isso, precisaram aguardar tanto tempo para deixar a quarentena e ganhar um lar (ou recinto) no circuito.
Na época, Carla Kovalski, bióloga-chefe do complexo, explicou que era essencial proporcionar um tempo de adaptação até que os animais estivessem preparados para sua nova casa. “A prioridade é sempre a saúde e o bem-estar de cada espécie, e nossa equipe de manejo dedica cuidados constantes a eles”, declarou a profissional.
Quatorze meses depois, os bebês cresceram o bastante e agora poderão ser vistos na área externa do Bioparque Pantanal, para onde foram transferidos esta semana.
Tuquinha é a pirarara leucística (ou albina), enquanto Naína é a de coloração semelhante a de um tubarão. As duas são fêmeas e, a partir de então, passam a ter mais espaço para se desenvolver – e crescer ainda mais.
Pirararas: mais sobre a espécie
De nome científico Phractocephalus hemioliopterus, as pirararas podem ser encontradas nos rios Araguaia, Amazonas, Tocantins, Essequibo e Orinoco no Brasil. Mas a espécie também ocorre em outros países da América Latina como Equador, Colômbia, Bolívia e Venezuela.
É um peixe de couro que pode medir 1,5 m de comprimento e 60 kg. O nome vem do tupi pirá+ara (peixe-arara), por ter colorações variadas como essas aves.
E, apesar de possuir uma dieta onívora, as pirararas são uma das pouquíssimas espécies predadora das piranhas, assim como as onças-pintadas e os jacarés. Se deixar, ela come.
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Polêmico por design ‘diferentão’, Tesla Cybertruck desfila nas ruas de Campo Grande
- Idosa atropelada no Tiradentes perdeu irmã em acidente em Campo Grande há 13 anos
- Primeira prefeita eleita no voto é diplomada em Campo Grande com vice e 29 vereadores
- Motociclista morre ao sair de salão de beleza e ser atingida por caminhonete na BR-163
Últimas Notícias
Daniel Silveira recebe liberdade condicional de Alexandre de Moraes
Ministro decretou condição na manhã desta sexta (20)
Dois são presos em condomínio suspeitos de assassinar Gabriel com 15 tiros nas Moreninhas
Durante a prisão foi apreendida cocaína e mais R$ 15 mil
‘Tímido, mas temos que conter despesas’, diz Tereza Cristina sobre pacote de ajuste fiscal
A senadora considerou ainda que o ano de 2024 foi desafiador não só na economia
Campo Grande convoca 47 médicos para reforçar atendimentos em unidades de saúde
A lista inclui médicos ambulatoriais, pediatra, ginecologista, especialista em saúde mental, clínico geral e médico da família
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.