Verdadeiro motivo pelo qual as onças-pintadas sobem em árvores é descoberto em MS
Pesquisa realizada em Mato Grosso do Sul desvendou as reais razões pelas quais as onças escalam árvores
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Subir em árvores é hábito entre os felinos, sejam eles gatos ou onças-pintadas. Mas foi observando a ausência de estudos que justificassem esse comportamento para as imponentes onças-pintadas que os pesquisadores Carlos Eduardo Fragoso, Lilian Elaine Rampim, Mario Haberfeld, Henrique Villas Boas Concone e Joares Adenilson May-Júunior decidiram observar e descobriram os verdadeiros motivos das onças escalararem troncos e galhos.
Em pesquisa desenvolvida em Mato Grosso do Sul, na região do pantanal onde atua a ONG Onçafari, que monitora as onças-pintadas da área, os pesquisadores chegaram à conclusão que esses animais sobem em árvores, mais precisamente, por dois motivos: evitar o infanticídio e fugir de machos em períodos de acasalamento, além de outros pormenores.
“Enquanto o uso de árvores para a maioria dos grandes felinos é amplamente documentado, essa informação é bastante escassa para as onças-pintadas”, declararam os pesquisadores. Sendo assim, entender por que as onças-pintadas utilizam árvores foi o que motivou a equipe a desenvolver o estudo recém-publicado na revista Acta Ethologica, intitulado “Safe in the heights: trees as safer sites for female jaguards and their cubs in the Pantanal“.
Detalhes da descoberta: por que as onças sobem em árvores?
Esse estudo, por meio de observações diretas e de armadilhas fotográficas, descobriu que as fêmeas adultas representaram mais de 77% e os filhotes quase 21% de todos os registros de onças subindo em árvores. Já os machos adultos somaram menos de 2% e, em todas as vezes, eles estavam seguindo fêmeas no cio.
Os pesquisadores notaram ainda que o peso dos machos, que são em média 36% maiores do que as fêmeas, pode ser um limitante para eles escalarem e se equilibrarem no alto das árvores.
“Sabendo que machos adultos podem ser uma ameaça para os filhotes e para as próprias fêmeas, nossos dados indicaram que o alto das árvores são lugares seguros contra o infanticídio e contra a perseguição das fêmeas pelos machos durante os períodos de acasalamento”, diz um trecho do estudo.
Ainda segundo o estudo, as árvores são extensões verticais das áreas de vida das onças-pintadas e ajudam a protegê-las de presas agressivas, como os queixadas, que podem mantê-las acuadas por longos períodos.
A pesquisa completa e todos os detalhes podem ser conferidos clicando aqui.
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
A um mês do Natal, aves e panetones enchem prateleiras e população se programa
Panettones já estavam à venda em outubro
Homem é esfaqueado duas vezes e socorrido desorientado perto de carro em Ladário
Homem tinha duas perfurações, uma no braço esquerdo e outra na altura da coxa esquerda
Com calor de quase 40 graus e sem água, indígenas ameaçam fechar rodovia
Bloqueio pode acontecer se autoridades não tomarem providências
Autor de feminicídio em 2023 enfrenta tribunal do júri e confessa tiros em Gabriela
Crime aconteceu em 10 de novembro de 2023 e possui dois réus
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.