Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

#tbt: Victória é memória viva de um dos primeiros bares de Campo Grande, onde até Pelé teria ido

Local foi frequentado por diversas personalidades da política e artes entre as décadas de 70 e 80
Cassia Modena -
D. Vitoriana no aniversário de 96 anos. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Ao completar 96 anos, Victoriana Afonso Moraes ganhou da família uma festa animada. Em meio a muita conversa boa no dia especial, não faltou quem lembrasse da época em que a matriarca e o marido tinham um bar famoso em .

Era o Bar do Paulo, que entre as décadas de 70 e 80 movimentou as Ruas e Treze de Maio, no centro da cidade. O local era simples, mas muito bem frequentado. Contam os filhos do casal que sentaram às mesas personalidades como o primeiro prefeito de Campo Grande, Lúdio Martins Coelho, e ninguém menos do que Pelé.

Bolo da D. Victoriana. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

O rei do futebol veio mesmo a Campo Grande em 1973. Porém, ninguém da família de Vitória tem fotos que registrem a dele ao bar. O filho Mário Márcio Moraes foi quem lembrou do jogador e também de ver times inteiros confraternizando por lá.

Pessoas notáveis na política e nas artes, além de juízes de direito que gostavam de jogar bozó, foram frequentadores assíduos. Mário Márcio e os irmãos citam, entre outros nomes, o ex-governador Pedro Pedrossian, o ex-vereador e ex-deputado Albino Coimbra, e os atores Paulo Autran e Irene Ravache.

Ex-governador Marcelo Miranda, ao centro, com o ex-secretário de Comunicação Aluizio Lessa Coelho, à esquerda, e o jornalista Moura Brasil no Bar do Paulo (Foto: acervo histórico/Roberto Higa)

O proprietário do hoje extinto bar era Paulo Moraes, que faleceu em 2002. Era ele quem primeiro recebia os visitantes ilustres e os anônimos, sem qualquer distinção.

Pastel preferido de Almir Sater

Dona Victória está muito bem de saúde, só a memória falha de vez em quando. Ela se recorda de fazer pastel para os clientes do bar do Paulo e, completam os filhos, também calabresa acebolada e um frango a passarinho sem igual.

O ex-frequentador do Bar do Paulo que mais gostava do que a cozinheira fazia é o cantor . A família Afonso Moraes guarda um áudio no WhatsApp em que o músico diz assim:

E aí, Geraldo, tudo beleza? Fiquei sabendo que hoje é aniversário da dona Victória. Não sei se foi ontem, se é hoje… poxa, manda um beijão para ela, muita saúde, fala que quero realmente voltar a comer os pasteizinhos dela. Quero até a receita! Quando estiver em Campo Grande, vou passar aí para nós aprendermos a fazer, para ela passar a receita para gente agora, viu? Manda um beijo grande para ela. Se estiver com ela e quiser me ligar, vai ser um prazer, viu? Abração para vocês aí.

Maria Aparecida Moraes, outra filha de Victória e Paulo, lembra de quando o intérprete de Trem do encomendou 900 pastéis para uma festa particular. “Isso foi há uns 15 anos atrás. Ele quis servir os convidados com esse pastel, que era o preferido dele. Nós ajudamos a minha mãe e deu tudo certo, a encomenda foi entregue”, conta.

Primeiros blocos de carnaval e show de Leci Brandão

O Bar do Paulo era mesmo um lugar de simplicidades, tanto é que nasceu embaixo de um pé de ingá, tinha cadeiras de fio trançado para os clientes sentarem e mesas feitas com pneus de avião reaproveitado. Foi, inclusive, embaixo daquela árvore que amigos se reuniram para criar alguns dos primeiros blocos de Carnaval de Campo Grande: o Flor de Ingá, que faz referência à árvore, e o Jacaré Elétrico eram dois deles.

Roda de amigos do Flor de Ingá, no Bar do Paulo (Foto: acervo histórico/Roberto Higa)

O corretor de imóveis de Campo Grande, Joacir Moreira, fundou o Flor de Ingá e descreve a época. “Um momento de mudança na noite de Campo Grande. Fechávamos as ruas para uma roda de samba na sexta-feira. Era o bar mais badalado, o point da cidade. Grandes figuras da política, do Direito e das artes se encontravam lá”, relata.

Em 1982 o bar fechou, com um show de encerramento memorável de Leci Brandão. “Eu que a levei lá, é minha amiga. Foi o que marcou o fechamento do lugar que deixou saudades”, confirma.

Veja nos registros do fotógrafo Roberto Higa, o que ficou após o fim das atividades e demolição do local:

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo