Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Peça teatral de SP faz apresentações gratuitas na Capital e ensina sobre dinheiro a crianças

Intenção é ensinar as crianças como lidar de forma responsável com o dinheiro e empreender de maneira sustentável
Graziela Rezende -
Apresentações ocorrem na quarta-feira (1º), em Campo Grande. (Fotos de cena: Leekyung Kim)

A peça teatral “De Onde Vem o Dinheiro?”, que contabilizou grande sucesso no Teatro Tucarena, em São Paulo, chega à capital sul-mato-grossense nesta quarta-feira (1º), com duas apresentações gratuitas na Escola Municipal Arlene Marques, no bairro Jardim Canguru.

A intenção é ensinar as crianças como lidar de forma responsável com o dinheiro e empreender de maneira sustentável. A peça tem dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Pedro Garrafa, sendo um trabalho apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A peça conta a história de Tina, que mora no Sudeste, e Tom Tom, que recentemente se mudou para o Norte do país. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. E descobre que, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para visitar o amigo.

Triste e cheia de saudade, Tininha e Antônio pensam num jeito mais rápido de conseguir o dinheiro da passagem. Eles sabem que existem games onde os personagens alcançam moedas rapidamente (Mario Bros., Subway Surfers, Sonic, entre outros) e pensam na possibilidade de eles mesmos entrarem num game e ganharem moedas dessa maneira.

Mas o que eles não sabem é que Marta ouve essa conversa e pensa num jeito de fazê-los se sentirem num game. Ela inventa um formulário para eles participarem do Game Reino da Rainha Bufunfa, a fim de pegarem moedas. Sem desconfiar, eles se inscrevem, mas para serem selecionados, precisam passar por várias perguntas e dizer por que eles realmente precisam de moedas. Antônio e Tininha fazem uma linda canção sobre a força da amizade deles. E passam.

Atores em cena (Fotos de cena: Leekyung Kim)

Enquanto Tininha dorme, Marta transforma da filha o quarto num verdadeiro cenário de game e se veste na Rainha Bufunfa, a dona do Reino Bufunfa, a terra da moeda. Tininha acorda nesse cenário e logo chama o amigo na tela. Antônio fica chocado.

Parece que eles estão dentro do game. Mas nada será fácil, eles precisam passar de fases, responder perguntas, numa verdadeira gincana de aprendizado sobre economia, para conseguirem as moedas. Numa dinâmica divertida e recheada de músicas, orquestrada pela Rainha Bufunfa, que, na verdade, é mãe, Marta, Antônio e Tininha aprendem sobre De Onde Vem o Dinheiro.

No final eles passam de todas as fases e conseguem a viagem. Mas antes descobrem que tudo foi uma grande brincadeira feita por Marta. Tininha entende que não é que mãe não quer que ela vá, é que dinheiro não cai do céu. E em vez de reclamar, vai ajudar a mãe economizar para ir viajar o mais rápido possível.

Finalmente, após um tempo, Tininha e Tom Tom se encontram na casa do amigo em Belém e ficam cheios de felicidades por se verem ao vivo e dão um belo abraço de amigos.

Com leveza, muita música, simplicidade e humor, “De onde vem o dinheiro?” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas práticas e ideias.

A direção é de Pedro Garrafa e o elenco traz Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira. Já a produção é da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.

Serviço:

As apresentações ocorrem na próxima quarta-feira, às 10h e 14h, na Escola Municipal Arlene Marques, localizada na Rua Catiguá, 694 – Jardim Canguru, em Campo Grande. A classificação indicativa é livre. Haverá intérprete de libras nas duas apresentações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Do Sul’ mostra que é possível mostrar ao mundo nossa cultura e identidade, diz protagonista

Ex-namorada se pronuncia após acusações graves de Davi Brito: ‘Falta de fundamento’

Quatro são presos em operação contra abusadores de crianças em MS

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Com 118 mortes, Campo Grande passa de 1,3 mil casos de doenças respiratórias

Últimas Notícias

Transparência

Segunda contratação de advogado sem licitação em Ladário vira alvo do MPMS

Promotoria recomendou ao prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh (PSDB), que rescinda mais um contrato de prestação de serviço jurídico com as mesmas atribuições da Advocacia-Geral do Município

Cotidiano

Preço do ovo em Campo Grande pode cair mais com caso de gripe aviária no Brasil

Proteína ficou bem mais cara na quaresma, em Campo Grande

Brasil

38 cisnes e patos de zoológico no RS morreram por gripe aviária, diz governo

Local está fechado para visitação por tempo indeterminado

Esportes

Calderano atropela tunisiano e avança à 3ª rodada do Mundial de tênis de mesa

Brasileiro é um dos favoritos ao título após ser campeão da Copa do Mundo em abril