No coração da maior avenida de Campo Grande, tons alegres e cruz de igreja são destaques
Templo fica em frente ao Córrego Anhanduí, próximo a ginásio e shopping
Cassia Modena –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tons de cores pastéis e alegres nos muros, além de uma grande cruz vazada na fachada, anunciam a igreja Santa Paulina para quem vem na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, no sentido Centro/Bairro Taquarussu. O templo fica próximo a referências como o Ginásio Guanandizão e um shopping da região, dando de frente ao Córrego Anhanduí.
Valorizar a localização privilegiada “no coração” da mais longa avenida da Capital, é a justificativa para a Santa Paulina ter ganhado, há cerca de dois anos, pintura renovada com cores que destoam dos templos mais tradicionais, onde geralmente se vê variações de branco, bege e marrom predominando.
A estrutura elevada e o design imponente da fachada dão a falsa impressão que o interior da igreja é imenso, mas, não. Ele é daqueles pequenos e acolhedores muito procurados, inclusive, para quem busca um templo para sacramentar casamento ou batizados entre famílias pequenas e poucos amigos.
Arquitetura moderna
O estilo arquitetônico da igreja é o moderno. Frequentadora desde a infância e secretária da Paróquia Cristo Luz dos Povos, da qual faz parte a Comunidade Santa Paulina, Lucimaira Freitas conhece todos os detalhes e destaca que a fachada, o arco até a entrada, portas e janelas compõem o modelo da construção e se conectam à imagem de Santa Paulina.
A santidade que dá nome à Comunidade foi a primeira a ser canonizada do Brasil. Embora nascida na Itália, Santa Paulina viveu em terras brasileiras a partir dos 10 anos de idade. Ela está representada em imagem, ao lado do altar, e também por meio do arco da fachada. “O formato é o mesmo formado pelo hábito religioso na cabeça”, explica. Além disso, a forma das janelas e portas imitam o “triângulo arredondado” que a touca de um estilo mais antigo de vestimenta religiosa fazia sob o corpo das freiras.
Para a parte da fachada onde está a cruz foi escolhido o formato de meio cilindro, que permite avistar de longe a igreja, afirma Lucimaira. “De lá do Guanandizão dá para ver”, completa. O desenho irregular das beiradas “amarra” toda a parte frontal, entregando o ar de modernidade.
Internamente, a estrutura é padrão. O que chama atenção mesmo é a simplicidade de tudo o que tem dentro e o fundo de um painel com a imagem de Jesus Cristo e um amplo céu em tom aberto de azul.
Fundada em área periférica, diante de habitações precárias
A igreja Santa Paulina nasceu num terreno bem próximo de onde está hoje. No antigo local, hoje funciona a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Professor Osvaldo Maciel de Souza.
Depois de mudar outra vez, o atual terreno foi adquirido e a igreja foi construída em 1994. Em seus primeiros anos, ela fazia frente às habitações precárias ocupadas muitas famílias às margens do córrego Anhanduí, tendo prestado apoio a elas durante muitos anos, conta também Lucimaira. “Era uma área de periferia, que recebia a atenção da igreja”, lembra.
Essa relação acaba fazendo ponte com a história de Santa Paulina, acrescenta a secretária paroquial. “Ela é conhecida como a santa dos pobres e dos doentes, por seu cuidado com as pessoas necessitadas”, ela afirma.
Notícias mais lidas agora
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
Últimas Notícias
MPMS adere a ata de Sergipe e pagará R$ 980 mil por segurança de redes
Ministério Público de MS contratou empresa de Salvador para cuidar da segurança de redes. Valor divulgado representa despesas ao longo de 4 anos
Programação de final de semana no Shopping Bosque dos Ipês oferece atrações gratuitas
Serviços gratuitos são atendimentos veterinários, feira de artesanato e gastronomia, atrações musicais, vernissage, missa, esportes e outros
Estudantes cadastrados no Pé-de-Meia começam a receber nova parcela de R$ 200 na segunda-feira
O pagamento, que vai até 2 de dezembro, ocorre de forma escalonada, conforme mês de nascimento do estudante
Inscrições para processo de estágio e residência no MPMS encerram na próxima semana
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fapec
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.