Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

No coração da maior avenida de Campo Grande, tons alegres e cruz de igreja são destaques

Templo fica em frente ao Córrego Anhanduí, próximo a ginásio e shopping
Cassia Modena -
Arco, beiradas irregulares e cruz vazada compõem fachada da igreja (Fotos: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Tons de cores pastéis e alegres nos muros, além de uma grande cruz vazada na fachada, anunciam a igreja Santa Paulina para quem vem na Avenida Ernesto Geisel, em , no sentido Centro/Bairro . O templo fica próximo a referências como o Ginásio Guanandizão e um da região, dando de frente ao Córrego Anhanduí.

Valorizar a localização privilegiada “no coração” da mais longa avenida da Capital, é a justificativa para a Santa Paulina ter ganhado, há cerca de dois anos, pintura renovada com cores que destoam dos templos mais tradicionais, onde geralmente se vê variações de branco, bege e marrom predominando.

A estrutura elevada e o design imponente da fachada dão a falsa impressão que o interior da igreja é imenso, mas, não. Ele é daqueles pequenos e acolhedores muito procurados, inclusive, para quem busca um templo para sacramentar casamento ou batizados entre famílias pequenas e poucos amigos.

A Santa Paulina fica no meio da Av. Ernesto Geisel (Imagem: Reprodução/Google Maps)

Arquitetura moderna

O estilo arquitetônico da igreja é o moderno. Frequentadora desde a e secretária da Paróquia Cristo Luz dos Povos, da qual faz parte a Comunidade Santa Paulina, Lucimaira Freitas conhece todos os detalhes e destaca que a fachada, o arco até a entrada, portas e janelas compõem o modelo da construção e se conectam à imagem de Santa Paulina.

A santidade que dá nome à Comunidade foi a primeira a ser canonizada do Brasil. Embora nascida na Itália, Santa Paulina viveu em terras brasileiras a partir dos 10 anos de idade. Ela está representada em imagem, ao lado do altar, e também por meio do arco da fachada. “O formato é o mesmo formado pelo hábito religioso na cabeça”, explica. Além disso, a forma das janelas e portas imitam o “triângulo arredondado” que a touca de um estilo mais antigo de vestimenta religiosa fazia sob o corpo das freiras.

A entrada da igreja (Foto Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Para a parte da fachada onde está a cruz foi escolhido o formato de meio cilindro, que permite avistar de longe a igreja, afirma Lucimaira. “De lá do Guanandizão dá para ver”, completa. O desenho irregular das beiradas “amarra” toda a parte frontal, entregando o ar de modernidade.

Internamente, a estrutura é padrão. O que chama atenção mesmo é a simplicidade de tudo o que tem dentro e o fundo de um painel com a imagem de Jesus Cristo e um amplo céu em tom aberto de azul.

Interior simples e acolhedor do templo (Foto Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)
Crufixo à frente do painel assinado por L. Xavier (Foto Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Fundada em área periférica, diante de habitações precárias

A igreja Santa Paulina nasceu num terreno bem próximo de onde está hoje. No antigo local, hoje funciona a (Escola Municipal de Educação Infantil) Professor Osvaldo Maciel de Souza.

Depois de mudar outra vez, o atual terreno foi adquirido e a igreja foi construída em 1994. Em seus primeiros anos, ela fazia frente às habitações precárias ocupadas muitas famílias às margens do córrego Anhanduí, tendo prestado apoio a elas durante muitos anos, conta também Lucimaira. “Era uma área de periferia, que recebia a atenção da igreja”, lembra.

Atrás da imagem de Nossa Senhora das Graças, cruz vazada é iluminada com lâmpadas de LED à noite (Foto Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Essa relação acaba fazendo ponte com a história de Santa Paulina, acrescenta a secretária paroquial. “Ela é conhecida como a santa dos pobres e dos doentes, por seu cuidado com as pessoas necessitadas”, ela afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rio Cuiabá é o quarto em MS a entrar em nível de estiagem

Petróleo fecha em alta, com preocupações de oferta da Rússia e expectativa de demanda da China

A cara dele? Versão baixa renda do cantor, ‘Luan sem Grana’ capina até lote em MS

Campanha do Sesc arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

Notícias mais lidas agora

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Diretor da Fiems é investigado pelo Ministério Público por desmatamento em MS

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

Deputado vê bolsonarismo enfraquecido com condenação e concorrência na direita

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Festival do estúdio Ghibli terá sessões de clássicos da produtora em cinema de Campo Grande

Semana de exibições vai do dia 18 de setembro a 1º de outubro

Cotidiano

Prepare o guarda-chuva: cidades de MS estão sob alertas de chuvas nesta segunda-feira

Inmet emitiu alertas laranja e amarelo para municípios de Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Pipa na fiação causa queda de energia em bairros de Campo Grande

Moradores dos bairros São Conrado, Santa Emília, Leblon, União, Oliveira, Caiçara, que foram afetados pela falta de energia

Trânsito

VÍDEO: Motorista tenta fazer conversão, atinge e arremessa motociclista na Avenida José Nogueira Vieira

A colisão ocorreu por volta das 8h13 da manhã