Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Ninhos e abraços’: quadro do Midiamax vai mostrar como é o mundo dos passarinhos

O escolhido para abrir o nosso quadro é o periquito-de-encontro-amarelo, considerado muito inteligente, esperto e que gosta de usar a casa do João-de-barro para se reproduzir
Graziela Rezende -
Periquito-de-encontro-amarelo (Madu Livramento, Midiamax)

O bico, a cor, a quantidade de penas e o canto… são apenas algumas características que fazem especialistas diferenciarem as aves, entre elas, os passarinhos. Para quem é leigo, no entanto, o desafio parece ainda maior, já que passam voando rapidamente ou então nos encantam com o canto melodioso e logo vão embora. O Midiamax, no entanto, quer te ajudar a aprender um pouco mais e aí quem sabe você já poderá fotografar ou então apontar o dedo e falar de qual “bichinho” se trata.

Periquito-de-encontro-amarelo (Madu Livramento, Midiamax)

O escolhido para abrir o nosso quadro é o periquito-de-encontro-amarelo, considerado muito inteligente e esperto, além de extremamente curioso e até brincalhão, ainda conforme especialistas. Uma curiosidade é que não possui diferença sexual, algo que é detectável apenas com exame de DNA.

Conforme o site Wikiaves, que é uma enciclopédia de aves, o periquito-de-encontro-amarelo também é conhecido como periquito-de-asa-amarela ou periquito estrela. É da família Psittacidae e seu nome científico significa periquito chiriri com voz humana, do grego, brotogërus: com voz humana e do guarani, chiriri: nome indígena para esta ave.

Quais são as características deste periquito?

Morfologia do periquito-de-encontro-amarelo (Madu Livramento, Midiamax)

O periquito-de-encontro-amarelo apresenta uma faixa amarela nas asas e também uma coloração amarelo-esverdeada em sua face.

Os indivíduos adultos podem medir até 23,5 centímetros de comprimento. O bico, de cor branco-amarronzada, é bem resistente e isto facilita muito na alimentação.

Periquito-de-encontro-amarelo (Madu Livramento, Midiamax)

Ao redor de seus olhos escuros, existe uma delimitação branca formada apenas pela pele.

Estes periquitos se alimentam de frutos, sementes, flores, néctar e cupins, aliás, apreciam muito os frutos da Palmeira Jerivá. 

Ainda conforme o Wikiaves, a vida social da espécie é muito interessante e os casais se formam quase sempre para toda vida, se tornando inseparáveis.

As demonstrações amorosas, inclusive, podem ser observadas ao longo de todo o ano.

Periquito gosta de casas do João-de-barro para fazer ninho

Periquito-de-encontro-amarelo (Madu Livramento, Midiamax)

No caso desta ave, os ninhos são feitos em casas de João-de-barro abandonadas, cavidades de árvores, telhas e edificações e até mesmo em ninhos escavados em cupinzeiros arborícolas.

Ao todo, o periquito costuma botar cerca de cinco ovos brancos com dimensões de 23 por 19 milímetros. Após 26 dias, a fêmea conclui a incubação, nascendo os filhotes.

Os pequenos periquitos são alimentados pelos pais com sementes e frutos regurgitados, mesmo oito semanas após o nascimento, período em que abandonam o ninho.

Onde é possível ver esta ave?

Este periquito pode ser encontrado em campos de vegetação baixa, ilhas de matas intercaladas, matas ciliares, cerrados e cerradões.

Desloca-se em bandos, muitas vezes de muitos indivíduos, porém, também adaptou-se aos ambientes urbanos, onde tornou-se muito comum.

As cinco cidades de com o maior número de registros fotográficos. (Madu Livramento/Jornal Midiamax)

O que é uma ave psittaciforme?

Os psittaciformes, assim como dito acima, são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Possuem ainda bicos altos aduncos, cuja mandíbula superior é consideravelmente maior que a inferior e não está completamente fixa ao crânio.

Os periquitos, por exemplo, têm papilas eréteis na língua, que seria semelhante à textura de uma escova, o que lhes permite lamber o néctar e o pólen das flores. Já suas pernas são providas de tarsos curtos e de quatro dedos oponíveis (dois virados para frente e dois para trás), que acabam sendo instrumentos perfeitos para segurar em ramos, assim como para prender os alimentos e levá-los ao bico, o que é único entre as aves.

‘Ninhos e abraços’: fotógrafa possui acervo com dezenas de aves

A fotógrafa e de jornalismo, Madu Livramento, de 26 anos, é quem estará nesta jornada conosco registrando as mais diversas aves. Como cada uma tem o seu ninho e ela se sente abraçada, afagada, ao encontrar um passarinho, escolheu este nome para o quadro.

“Tenho um acervo, o qual não parei para contar ainda. Mas, o meu desafio é sempre olhar novos passarinhos. Eu observo pelo canto primeiro e depois tento localizar o passarinho, normalmente, aprecio ele antes de tirar a foto, se for mais tranquilo, claro. Gosto muito, me acalma”, contou.

Leia também:

VÍDEO: Balé com revoada do colhereiro rosa faz turistas viverem ‘momento mágico’ no Pantanal

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Paula Fernandes

Paula Fernandes revela que não sabia sobre ser ‘cancelada’: “Nunca entendi”

Cachorro é encontrado morto e tutor preso em flagrante no Centro de Campo Grande

Idosa é atropelada por carro ao atravessar a rua na Vila Bandeirantes

Pacientes lotam UPA Coronel Antonino, com fila até para o lado de fora

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Exposição itinerante destaca trajetória da urbanista corumbaense Carmen Portinho

Últimas Notícias

Trânsito

Ciclista morre em acidente envolvendo carreta bitrem

As causas exatas do acidente são apuradas pela polícia

Política

Lideranças políticas de MS participam da Marcha dos Prefeitos

Evento em Brasília discute melhorias para os municípios

Cotidiano

Com 259 casos confirmados em Campo Grande, distrito de Anhanduí enfrenta epidemia de dengue

Informação foi confirmada pela Sesau, após força tarefa na região para combater o mosquito

Política

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Grupo teria recebido R$ 20 milhões, valor que chamou atenção em investigação informal