Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Lugar único: Casa-Quintal Manoel de Barros inicia visitação diária

A partir do dia 16 de fevereiro a Casa-Quintal Manoel de Barros começa uma nova etapa desde sua abertura no último setembro
Leandro Marques -
'Casa-Quintal' do poeta Manoel de Barros. Foto: Henrique de Medeiros/Arquivo Pessoal/Montagem Jornal Midiamax

A residência onde o poeta (1916-2014) viveu com a esposa Stella Barros e família nas últimas décadas de sua vida, em , foi transformada em Casa Literário, intitulado Casa-Quintal Manoel de Barros com recantos lúdicos que evocam a memória do escritor e oferecem espaços de interação com o público infantil.  A partir de agora, o espaço abre suas portas a visitas guiadas diárias, com início a partir das 10h. 

O lugar que serviu de inspiração para Manoel de Barros criar parte significativa de sua obra, foi aberto para visitação em 25 de setembro de 2022 com a presença da atriz e poetisa, Elisa Lucinda; a poetisa indígena Gleycielli Nonato Guató e do grupo de jazz El Trio. 

Casa-Quintal Manoel de Barros – foto: divulgação

A criação do espaço cultural. Que é voltado à memória e a invenção poética, é fruto de um movimento que aglutina artistas e produtores do estado e de todo o país, que se reuniram enquanto Sociedade dos Amigos da Casa-Quintal Manoel de Barros em projeto realizado pela Fundação Nelito Câmara, Pólo Filme e correalizado pelo Sesc do estado e com o apoio da Energisa. O projeto conta ainda com o apoio cultural da Polca, Casa de Ensaio e Essência de Mato.

Durante esse período, a Casa-Quintal recebeu atrações como a atriz e apresentadora Bruna Lombardi, a cantora e compositora Tetê Espíndola com o maestro Eduardo Martinelli e o músico Márcio de Camilo, com seu show Crianceiras. O espaço também já aberto para visitação, mas apenas duas vezes por semana.

O ambiente doméstico onde viveu Manoel de Barros com sua vasta biblioteca e o escritório “Lugar de Ser Inútil”, está sendoexposto ao público em geral e pré-agendamentos com escolas. A visitação pode ser agendada pela plataforma Sympla. Informações também são disponibilizadas na página de Instagram @casaquintalmanoeldebarros e pelo telefone 9 8167-8375 com Lizandra Moraes.

Manoel de Barros
Manoel de Barros em sua casa – foto reprodução

Além da exposição de documentos raros, cartas trocadas pelo poeta com amigos como o jornalista Pedro Espíndola, desenhos de sua autoria e fotos que retratam o cotidiano de Manoel na sua fazenda no pantanal e na residência em Campo Grande, a Casa-Quintal terá ainda uma sala imersiva concebida pelo artista visual Ivan Soares com imagens de Manoel de Barros dos filmes “Caramujo-Flor”, de Joel Pizzini e “Planuras”, de Maurício Copetti bem como registros audiovisuais de Ricardo Câmara Pieretti no interior da casa do escritor. 

Entre os artistas que aderiram a recriação da residência em “Casa-Quintal Manoel de Barros” estão os escritores Raduan Nassar, Mia Couto, Eucanaã Ferraz, Sérgio Medeiros, Adalberto Müller; os cantores e compositores, Ney Matogrosso, Tetê Espíndola, Adriana Calcanhoto, Alzira Espíndola, Egberto Gismonti, João Guilherme Ripper e as atrizes e poetisas, Bruna Lombardi, Elisa Lucinda, Gleycielli Nonato Guató.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anac autoriza pela 1ª vez empresa a operar voo de balão

loteria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio

Empresário transfere R$ 1 milhão para Pix errado em MS

Ladrão toma chave da mão de idoso e rouba carro no Universitário

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Justiça em MS defere pedido de adoção feita por casal italiano

Últimas Notícias

Polícia

Por ciúmes, mulher ficou em estado gravíssimo ao ser atacada a golpes de tesoura

Conforme informações, o caso teria ocorrido por ciúmes

Brasil

Câmara aprova regras para conservação e uso sustentável do Pantanal

De autoria do Senado, o Projeto de Lei 5482/20 será enviado à sanção presidencial

Trânsito

Motociclista cai na pista em acidente entre motos e morre atropelado por carreta

Ele foi atropelado e morreu no local

Polícia

Homem é preso por agredir cunhada durante bebedeira

Ela foi atendida com escoriações no olho e na sobrancelha