Eu, do Mato Grosso do Sul, vendo isso (emojis de palhacinhos)…

Este é apenas um dos milhares de comentários postados neste vídeo, publicado recentemente no Tiktok e que representa o pensamento dos sul-mato-grossenses. Quem mora no centro-oeste do país, quando não se revolta falando bem alto um “do SULLLL”, na hora que dizem que Campo Grande fica no Mato Grosso, está explicando que aqui é uma Capital, localizada na região centro-oeste do país e por aí vai…

Nestes casos, sempre fica a dúvida: Por que, em pleno 2023, as pessoas ainda erram a localização de uma capital brasileira? Sem papas na língua, o sociólogo e historiador aposentado Paulo Cabral, de 74 anos, responde: “Simplesmente porque não sabem geografia”.

No vídeo, um jovem aborda pessoas na rua e onze vezes faz a mesma pergunta: “Em que região fica localizado o Mato Grosso do Sul?”. Nas seis primeiras vezes, as pessoas erram e inclusive, quem está assistindo, acredita que que todos os demais entrevistados vão errar, até que os últimos cinco “salvam” e acertam. Mesmo assim, a maioria errou.

“É isso. As pessoas não sabem geografia. Eu tinha uma amiga, que já faleceu. Ela não sabia geografia. Quando eu falava que Campo Grande ficava no Mato Grosso do Sul ela não entendia nada. E era uma pessoa com curso superior, então, este é um assunto que demonstra o desinteresse das pessoas sobre geografia. E isso não importa o ano. É algo de conduta mesmo e que envolve todas as classes sociais”, argumentou Cabral.

Segundo o historiador e sociólogo, o que poderia resolver rapidamente o problema seria o interesse por geografia. “As pessoas precisam estar mais centradas e pesquisar sobre o município onde estão, o estado. Eu, quando estava no primário, no segundo ano, lembro que a gente já aprendia medidas, noções elementares e a escola estimulava tudo isso. A partir daí, veio o interesse em aprender geografia de um modo geral”, finalizou.

Veja o vídeo: