É inegável a participação de imigrantes e refugiados na construção do Brasil. E todos os anos, no dia 20 de junho, o mundo celebra a coragem e a força de quem deixou o país de origem por conta de guerras, conflitos ou perseguições. Em Campo Grande, uma rede de atacadistas escolheu a culinária como forma de homenagear os funcionários estrangeiros: servindo “Pabellón Criollo”, prato típico da Venezuela, nos refeitórios.

Na versão local, podemos dizer que este prato é composto de arroz, feijão preto de tartaruga ou estufado, como é conhecido, abacate com sal, queijo, além de carne desfiada em caldeirada e “tajadas”, que são as fatias de banana frita ou então o ovo frito.

No caso do “pabellón con barandas”, as longas fatias de banana são colocadas nas laterais, de maneira bem humorada, como forma de impedir que a comida caia do prato. Já com o ovo ganha o nome de “pabellón a caballo”. Quem quiser algo mais apimentado, ainda acrescenta molho picante na carne.

Desta forma, apresentando um pouco mais sobre a culinária venezuelana, os funcionários vão ter a oportunidade de conhecer o prato no refeitório, bem como também estará sendo servido no restaurante Trudys, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, bairro Coronel Antonino e também no Comper Itanhangá, localizado na Avenida Ricardo Brandão, bairro Itanhangá Park.

O Grupo Pereira, detentor das marcas Fort Atacadista e Comper, por exemplo, possui 17 mil funcionários no país em 467 deles, são estrangeiros. Deste número, 354, ou seja, 75,8%, são venezuelanos. Na sequência, vêm Haiti e Cuba, com mais representantes entre os colaboradores.