Há dois anos sem um dos pés, a estátua de bronze do poeta Manoel de Barros finalmente será restaurada. Localizada no Centro de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, a obra assinada pelo artista Ique Woitschach foi vandalizada em 2021 e, desde então, chama atenção pela ausência do membro vandalizado.
Conforme o Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (5), um contrato para a restauração do pé de Manoel de Barros foi assinado no dia 21 de novembro e a obra custará R$ 75.600, 00, incluindo todas as despesas feitas pelo contratado para o serviço.
O contrato, ainda segundo o Diário, é válido para seis meses a partir da assinatura e do pagamento da primeira parcela. Portanto, como foi assinado em 21 de novembro, a obra tem até 21 de maio para ser concluída.
A estátua encontra-se instalada na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Rui Barbosa, área central em Campo Grande, e desde 19 de abril de 2021 encontra-se sem um pedaço.
A ausência do pé, inclusive, já virou chacota na Capital. Em protesto, artistas chegaram a colocar sapatos em Manoel de Barros e até populares calçaram o poeta nos últimos anos debochando da situação. O autor do vandalismo nunca foi identificado e punido.
Agora, no entanto, após quase três anos, com o contrato de restauração finalmente assinado, Manoel de Barros finalmente deverá ter o pé faltante refeito em bronze.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.