Conhece ela? Esta ‘dinossaura’ vive em Mato Grosso do Sul e tem garras que podem chegar a 20 cm
Já viu um desses? Animal que vive em Mato Grosso do Sul tem “ferramentas” especiais de sobrevivência e é considerado um “minidinossauro”
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Conhece essas unhas? Não é à toa que pessoas com as unhas muito compridas são chamadas por aí de “unha de tatu”. Esse animal tem garras que podem chegar a 20 cm para conseguir escavar com tranquilidade os buracos que forem necessários. Comum e fácil de ser avistado em qualquer lugar, os tatus têm lá suas características bem peculiares que o fazem ser considerado um “minidinossauro” na natureza da atualidade.
Em Mato Grosso do Sul, no final de setembro, exame para avaliação da fase do ciclo reprodutivo de uma fêmea adulta monitorada desde 2021 renderam imagens de detalhes impressionantes do animal. Sim, essas unhas enormes são da fêmea adulta monitorada pela equipe do Programa de Conservação do tatu-canastra, o ICAS, na Baía das Pedras, em MS.
Carinhosamente apelidada de Stacy, ela é a primeira tatu a ser examinada com um ultrassom, contribuindo unicamente para o melhor entendimento da espécie. Além disso, Stacy chama atenção por seu imponente tamanho, mas suas patas também têm destaque.
“O tatu-canastra cava tocas e quebra cupinzeiros, que são duro como concreto, mas um indivíduo pode destruir um inteiro se quiser em cinco minutos!! Para fazer isso, ele precisa de ‘ferramentas’ especiais, como suas garras que podem chegar a 20cm de comprimento, mais do que as de um urso polar!”, detalha o ICAS sobre o animal.
Embora muito imponentes, nem só as garras dos tatus-canastra saltam aos olhos. “As patas traseiras dele também merecem destaque pois são impressionantes, com garras e músculos poderosos que auxiliam na escavação. Olha essas patas! quem disse que os dinossauros estavam extintos?”, brinca o projeto.
Mais sobre Stacy, a tatu de unhas gigantes que parece um dinossauro
Stacy é uma fêmea de 32kg, com cerca de 7 anos de idade, monitorada pelo Projeto Tatu-Canastra desde novembro de 2021. Alguns dias atrás, o biólogo Gabriel Massocato e a equipe recapturaram-na no Pantanal, na região da Nhecolândia.
A recaptura foi a oportunidade que os médicos veterinários do projeto precisavam para realizar os exames médicos de rotina. “Esses exames são importantes tanto para avaliar a saúde do indivíduo como também para estudar a espécie em vida livre, e assim nos ajudar a entender mais sobre a saúde da população e do ambiente que ela vive”, pontua o ICAS.
“Torcemos para que durante um monitoramento futuro aconteça o nosso reencontro. E mesmo de volta em sua toca, graças ao avanço da tecnologia dos transmissores e armadilhas fotográficas, conseguimos ficar bem pertinho da Stacy sem incomodá-la”, encerra o projeto.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Portaria autoriza Polícia Civil a intimar pelo WhatsApp a partir desta sexta
Autorização consta em edição do Diário Oficial do Estado
Em MS 3,4 mil contribuintes receberão lote residual do Imposto de Renda; saiba como consultar
A consulta do 2° lote residual da Restituição do Imposto de Renda estará disponível a partir das 10h desta sexta-feira (22)
Mais de cem quilos de cabelo humano são interceptados em rodovia de MS
Material apreendido está avaliado em R$ 920 mil
Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: ‘Tem coisas a melhorar’
O espanhol ficou em primeiro lugar nas listas de 49 jornalistas na votação da Bola de Ouro, enquanto o brasileiro liderou a relação de 35 profissionais na premiação.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.